TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Exames: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Psicomotricidade

Conceitos básicos dentro da Psicomotricidade:

Tonicidade, Movimento, Linguagem, Esquema corporal, Imagem corporal

1 - Motricidade: é a propriedade q. tem certas cél. nervosas de determinar a contração muscular.

2- Psico: vem representar a alma, espírito, intelecto.

3-Psicomotricidade: condição de um estado de coisas corpo/mente. Visão global de um indivíduo, onde a base desta fusão está no conhecimento dessa fusão.

4- Corpo na Psicomotricidade: é algo além de biológico e orgânico q. se move, é capaz de ver, sentir e ouvir. “É um local de expressão na vida psíquica e do seu interior”.

5- Conceito atual de Psicomotricidade: ciência nova, cujo objeto de estudo é o homem nas suas relações com o corpo em movimento, encontra sua aplicação prática em formas de atuação q. configuram uma nova especialidade.

6- Ação terapêutica dentro da Psicomotricidade: consiste no modo de auxiliar uma pessoa a ser exatamente o q. ela é capaz de ser!

7- Esquema corporal: relaciona-se a percepção do corpo do bebê e do adulto.

* imitação neonatal-corporal / o bebê n tem consciência do seu esquema corporal, começa imitando mov/os q. ele observa da mãe; e outros q. ele realiza sem intenção (reflexos).

* ele apresenta uma evolução gradativa da criança – isso lhe permite ganhar certezas a respeito do próprio corpo.

* alteração no Sist. Motor → alteração do esquema corporal / soma de todos os eventos sensitivo-motores, afetivos e intelectuais levam a consciência dp próprio corpo.

8-Imagem corporal: relaciona-se a imagem do corpo humano segundo a figuração formada em nossa mente, ou seja, pelo modo como o nosso corpo se apresenta pra nós mesmos”.

(Paul Schilder)

Ex: esteriótipo de beleza solicitado pela sociedade.

* essa visão pode as vezes não ser real ou ter se modificado (sendo necessário tempo para recodificar a imagem). Ex: sensação no membro fantasma.

9-Tonicidade: contração permanente da musculatura.

Tono: é um fenômeno mto complexo, sendo a trama de todos os mov/os, sem desaparecer na inação (ou seja, está presente mesmo qdo estamos parados).

Normotonia: tônus normal.

Hipertonia: aumento do tônus.

Hipotonia: diminuição do tônus.

• Influencia na coordenação e no equilíbrio.

• Atua diretamente na linguagem corporal.

• Depende da ativ//e de comando de centros nervosos superiores piramidais e extra-piramidais, a partir da atuação medular.

• Ativ//es tônicos posturais (tonicidade axial).

• Relaciona-se com rigidez, espasticidade, espasmo, distonia.

• Rigidez: acomete vários grupos musc.

• Espasticidade: A espasticidade é o aumento do tônus muscular, no momento da contração, ocasionado por uma condição neurológica, podendo ser fásica (espasmos), ou tônico (rigidez constante), onde a contração muscular é mais forte do que nos músculos normais, levando também mais tempo para relaxarem. / Acontece quando se verifica uma lesão numa parte do SNC que controla os movimentos voluntários, em especial dos braços e das pernas, e pode ter origem no cérebro ou na medula espinal. / É um dos distúrbios motores mais frequentes e incapacitantes observados nos indivíduos com lesão do SNC, q. compromete o neurônio motor superior, ao longo da via córtico-reticulo-bulbo-espinal. / É uma alteração motora caracterizada por hipertonia e hiperreflexia. / Essa condição ocorre em pessoas com doença neurológica, tais como, PC, AVC, esclerose múltipla, TCE, lesão medular, onde há lesão dos neurônios motores, que são responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários. / A espasticidade pode ser desencadeada por movimentos bruscos, ou alguma estimulação, e se apresenta por sinais inadequados que ao invés de relaxarem a musculatura, a contraem de forma rápida e inadequada. / Para o controle da espasticidade é importante que se controle os estímulos que a desencadea, como a dor, infecções,temperatura elevada, dentre outros.

• Espasmo: modificção rápida do tônus.

• Distonia: tono flutuante.

• Contração tônica: resistência do músculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com