TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Punta Del Leste

Dissertações: Punta Del Leste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

Dia e noite em ebulição. Fervilhante. Borbulhante. Cravejada de gente bonita e elegante! Assim é Punta del Este, um lugar perfeito para quem pretende desfrutar dos prazeres da vida em alto estilo, durante o verão uruguaio. Os dias são longos - o sol só se esconde depois das nove. E, enquanto o astro rei brilha, mesmo que soprem rajadas de vento polar, as praias se mantém lotadas de gente que desfila, que toma "mate", que se exibe, que pratica kitesurfe, que joga conversa fora - seja de biquíni ou de casaco. Mas, se os dias são longos, as noites são maiores ainda. O "fervo" - como dizem os gaúchos habitués do pedaço - só acaba ao raiar do dia. Então, é hora de descansar para recomeçar bem depois do meio dia o pique de praias, agito e cassino. Durante a manhã, não hesite, não faça barulho de jeito nenhum, pois a cidade toda dorme.

De manhã, a cidade acorda bem devagar. As piscinas até encontram alguns sonolentos frequentadores, mas as praias só ficam cheias à tarde.

O PEQUENO "GRANDE" URUGUAI

É incrível como um país tão pequeno - sim, o Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, ficando atrás apenas do Suriname - pode ter um balneário tão badalado no circuito internacional. Geralmente é frio, mesmo que o sol aqueça as praias durante o dia, à noite, a temperatura pode chegar facilmente aos 15 graus, o que faz com que a água do mar seja gelada constantemente. O acesso é difícil, a maioria dos aviões desce em Montevideo que dista 130 quilômetros de Punta, depois o trajeto deve ser feito de carro ou ônibus. Outra alternativa é ir até Buenos Aires e de lá voar para Punta. Isso sem falar no contraste de Punta del Este com o restante do país, que nos anos 70 já foi chamado de "Suiça da América", mas agora se recupera de uma fase de decadência econômica, ditadura militar, tupamaros e desemprego. É visível a simplicidade do país quando se circula de carro pelo seu interior ou mesmo na capital Montevideo. No entanto, Punta, com menos de dez mil habitantes, resplandece gloriosa envolta em uma aura de garbo e irreverência que desafia as regras da coerência. O fenômeno "Punta" é puro mistério.

O Uruguai faz fronteira com o Brasil e com a Argentina. O país é pequenino e Punta del Este é sua grande diva. Os gaúchos, pela proximidade geográfica, já frequentam a cidade há bastante tempo. Afinal, são apenas 650 quilômetros de Porto Alegre. Paulistas e cariocas descobriram esse destino há bem pouco tempo.

LA PENÍNSULA

De um lado, águas tranquilas e de tom avermelhado oriundas do estuário do Rio da Prata, ao longo da Praia Mansa. Do outro, marolas agitadas banhadas pelo Oceano Atlântico, esse lado leste é chamado de Praia Brava. Bem no meio desse encontro de águas uma estreita faixa de continente reina absoluta - "a Península".

Vista aérea da Península de Punta del Este. Do lado oeste, a Praia Mansa é banhada pelo estuário do Rio da Prata. Mais calmo porém com águas turvas. É onde está posicionado o Conrad - na parada 4. A oeste, o Oceano Atlântico rega a Praia Brava, cheia de ondas, mas com um tom de azul mais bonito. É para lá que rumam os surfistas e praticantes de kitesurf.

Península é o nome dado ao centro de Punta, que é relativamente pequeno, mas badaladíssimo. Ela é circundada pela Rambla General Artigas, por onde muita gente transita a pé ou de carro. Ali fica a prefeitura, alguns apart-hotéis mais antiguinhos, muitas lojas de rua, ótimos restaurantes e boites da moda. A avenida Gorlero é o marco central, atravessa a península em toda sua extensão e vive completamente abarrotada pela galera. Lojas mais sofisticadas - como Fendi, La Martina e Diesel - ficam na Calle 20. Essa região é bem pequena, do farol até o final da avenida Gorlero são apenas 15 quarteirões de extensão e cinco de largura que podem ser facilmente percorridos a pé.

A avenida Gorlero é puro movimento. Está sempre lotada de pedestres e carros circulando.

DICA PARA O LANCHE DA TARDE: Na esquina da Gorlero com Las Gaviotas, os Churros do Manolo têm fila extensa diariamente - principalmente nos finais de tarde. Vale provar a guloseima, especialmente recheada com doce de leite, que é uma das iguarias típicas do Uruguai.

Depois da praia, muita gente vai até o Manolo para se lambuzar com os famosos churros de doce de leite. Maravilhosos!

O centro de Punta guarda outra atração imperdível, o porto. Veleiros, lanchas, iates e barcos de pesca ficam ali ancorados bisbilhotando os passos da cidade. De manhã é possível ver alguns lobos-marinhos que se aproximam da costa, vindos da Ilha dos Lobos, em busca dos restos de peixes que os pescadores jogam de suas embarcações, na água. De noite, o agito rola solta nos tantos restaurantes, bares e nas casas noturnas Moby Dick, Soho e B.A.

No final da tarde nada melhor do que uma pausa para um papo na rambla General Artigas em frente ao porto.

Do porto saem passeios rumo a Ilha Gorriti (conhecida como a Ilha de Caras) e a Ilha dos Lobos (onde vivem cerca de 300 mil lobos-marinhos), mas se você não gosta do balanço do barco pense duas vezes antes de se aventurar pelo mar crespo de Punta.

Afastando-se um pouquinho do centro ficam os bairros nobres de Beverly Hills e Cantegril onde mansões maravilhosas são conhecidas por seus nomes próprios e não pelo endereço. Bastante inusitado. Punta tem realmente personalidade própria.

NO BALANÇO DAS ONDAS

Engana-se quem acha que praias são parecidas em qualquer lugar do mundo. Ao desembarcar em Punta as diferenças logo se tornam evidentes. A começar pelo horário. Ir à praia costuma ser um programa que começa ao longo da manhã e se estende até o meio da tarde. Em Punta, não. As praias só ficam cheias depois das cinco. Por isso, além do biquíni e da canga todos levam um casaco ou cachecol leve para aguentar as lufadas de vento que sopram no final do dia. Os surfistas se protegem com roupas de borracha. Chimarrão e mate não faltam aos argentinos, uruguaios e gaúchos de plantão. Os trajes de banho são bem maiores do que aqueles aos quais estamos acostumados. Mas, a parte de cima do biquíni pode ser dispensada às moças que aderem ao topless. Sunga, nem pensar. Só valem bermudas largas. Muitos paradores, lounges com cadeiras e guarda-sóis, acomodam os visitantes na longa faixa de praia e servem de moldura para a badalação. Os pontos da orla são marcados com números. À oeste, a primeira parada fica na Praia Mansa e a última - Parada 46 - fica em Punta Ballena. Já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com