TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bacia Do Atlantico Leste

Ensaios: A Bacia Do Atlantico Leste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 5

Bacia do Atlântico Leste

Região hidrográfica é uma porção do território formada por uma bacia hidrográfica ou por um conjunto de bacias em uma área que apresente características físicas e socioeconômicas semelhantes. A Região Hidrográfica do Atlântico Leste é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, conforme classificação realizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

A Região Hidrográfica do Atlântico Leste possui extensão territorial de aproximadamente 374,7 mil quilômetros quadrados, abrangendo áreas dos estados da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo. O contingente populacional dessa região é superior a 14 milhões de pessoas, com destaque para as regiões metropolitanas de Aracaju, capital de Sergipe, e de Salvador, capital da Bahia.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a vazão média da Região Hidrográfica do Atlântico Leste é de 1.400,43 m³/s, o que corresponde a cerca de 1% do total do país. A maioria dos rios apresenta pequena extensão, sendo que os maiores são o Jequitinhonha, Pardo, Salinas, Paraguaçu, de Contas e Vaza-Barris.

Alguns desses rios possuem potencial hidrelétrico. A Usina Hidrelétrica de Irapé foi construída no Rio Jequitinhonha, em uma das regiões economicamente mais pobres do Brasil. Essa obra tem capacidade para gerar energia elétrica para mais de 1 milhão de pessoas. No entanto, a construção da usina obrigou o reassentamento de mais de mil famílias ribeirinhas.

A vegetação presente na Região Hidrográfica do Atlântico Leste é heterogênea, apresentando fragmentos de mata Atlântica, caatinga, cerrado e biomas costeiros e insulares. Contudo, a expansão das áreas urbanas e das atividades agropecuárias reduziu de forma drástica a cobertura original. A mineração também provocou (e ainda provoca) desastres ambientais, como a poluição e o assoreamento dos rios.

Outra fonte:

A região hidrográfica do Atlântico Leste é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.

Possui uma área de 388.000km², englobando 526 municípios dos estados de Sergipe, leste da Bahia, nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Dentro de seus limites encontram-se a Região Metropolitana de Salvador e a capital sergipana de Aracaju, além de outros centros regionais importantes.

Sua vazão média conjunta é de 1.400 m³/s, englobando as bacias hidrográficas dos rios Paraguaçu, de Contas, Salinas, Pardo, Jequitinhonha, Mucuri, Itapicuru dentre outros.

Os biomas característicos da bacia do Atlântico Leste são a Mata Atlântica e a Caatinga, além de pequenas porções de Cerrado. Em virtude da grande pressão antrópica sofrida historicamente pela região, a Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçada pela expansão urbana e pela cultura de cana-de-açúcar e a Caatinga pelas atividades pecuárias. Além disso, os rios Jequitinhonha, Salinas e Pardo apresentam concentrações de metais pesados resultantes do garimpo e dragagem para mineração.

Outra fonte:

A Região Hidrográfica Atlântico Leste (Figura 1) tem uma área de 388.160 km2, equivalente a 4,5% do território brasileiro, abrangendo as seguintes unidades da federação: Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo.

A região é constituída de bacias costeiras, caracterizadas pela pequena extensão e vazão de seus corpos d’água.

Grande parte da região hidrográfica do Atlântico Leste está situada na região do semi-árido nordestino, caracterizada por apresentar períodos críticos de prolongadas estiagens, resultado de baixa pluviosidade e alta evapotranspiração, podendo apresentar períodos críticos de prolongadas estiagens.

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS

A população total da região, segundo dados do IBGE de 2006, é de aproximadamente 15,1 milhões de habitantes, sendo a população urbana 70% deste total. Destacam-se como centros urbanos as regiões metropolitanas de Salvador e Aracaju. A densidade populacional média na RH Atlântico Leste é de 38,6 hab/km2.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio da região é de 0,630 (IBGE, 2000), abaixo do IDH do Brasil que é de 0,790 (PNUD, 2000).

OFERTA DE RECURSOS HÍDRICOS

Precipitação

Segundo dados do INMET (2007), a precipitação média anual da região do Atlântico Leste é de 1.018 mm, abaixo da média nacional que é de 1.761 mm.

Disponibilidade Hídrica

A vazão média da região hidrográfica Atlântico Leste é de 1.484 m3/s, correspondendo a 0,8% da vazão média no país. A sua disponibilidade hídrica, levando-se em conta a vazão regularizada pelos reservatórios da região, é de 305 m³/s, 3,3% da disponibilidade do Brasil.

A vazão específica na região é de apenas 3,8 L/s/km2, bem baixa frente à média brasileira que é de 20,9 L/s/km².

Aquíferos

A distribuição das áreas de recargas dos aquíferos na região hidrográfica Atlântico Leste é a seguinte: Barreiras (8,0%) - Marizal (3,6%) - São Sebastião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com