TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS MUDANÇAS FORNECIDAS PELOS EMPRESÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO?

Tese: QUAIS MUDANÇAS FORNECIDAS PELOS EMPRESÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Tese  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Gestão em Logística Empresarial

Empreendedorísmo

Robson Nery – Nº 57

EMPREENDEDORÍSMO

QUAIS AS MUDANÇAS REALIZADAS POR UM EMPREENDEDOR DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO?

SÃO PAULO

2007

O EMPREENDEDORÍSMO

Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de autuação. A palavra empreendedor, de emprego amplo, é utilizada para designar, principalmente, as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização, etc.

Na era em que o conhecimento se torna o principal fator de produção, sucedendo a terra, máquinas e capital financeiro, nada mais natural do que chamar de empreendedor quem o gera.

Este conceito de empreendedorísmo incorpora os centros de pesquisas, universidades e escolas ao chamado setor produtivo, do qual costumam ser indevidamente excluídos, como se na universidade não houvesse produção. Tenta ser amplo e, em congruência com a nova era, diminuir a distância que entre nós ainda separa os principais fundamentos econômicos: de um lado, as unidades de geração de conhecimento, com sua cultura e valores; de outro, a comunidade como um todo – organizada em empresas, ONG´s, poderes constituídos, mercado, que teriam a responsabilidade de apurar o valor intrínseco do conhecimento gerado e transformá-lo em recursos financeiros.

O tema “ensino de empreendedorísmo” evoca de imediato novas formas de aprendizado e relacionamento. Por quê? Porque os fundamentos do empreendedor não se incluem no conceito tradicional do que se aprende na escola. Ser empreendedor não é somente uma questão de acúmulo de conhecimento, mas a introjeção de valores, atitudes comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo voltados para atividades em que o risco, a capacidade de inovar, perseverar e de conviver com a incerteza são elementos indispensáveis.

O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convence-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro. Além de energia e perseverança, uma grande dose de paixão é necessária para construir algo a partir do nada e continuar em frente, apesar de obstáculos, armadilhas e da solidão. O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto do trabalho duro.

Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Não é indispensável que ele possua os meios necessários à criação de sua empresa. Mas deve ser capaz de atrair tais recursos, demonstrando o valor de seu e comprovando que tem condições de torna-lo realidade. O dinheiro é visto pelo empreendedor como uma medida de desempenho, como meio para realizar os seus objetivos, mas raramente como objetivo em si mesmo.

QUAIS AS MUDANÇAS REALIZADAS POR UM EMPREENDEDOR DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO ?

“Intraempreendedores são aqueles que assumem a responsabilidade pela criação de inovações de qualquer espécie dentro de uma organização”.

(Gifford Pinchot)

O conceito de empreendedorismo tem sido difundido nas organizações para que cada colaborador desenvolva comportamentos empreendedores e passe a atuar como um agente de mudança, melhorando processos, criando novas oportunidades de negócios e acelerando as inovações dentro das grandes empresas.

Os intrapreneurs ou intraempreendedores como são chamados, são indivíduos que compartilham talentos em comuns, tais quais: autonomia, autoconfiança, iniciativa, criatividade, liderança, capacidade de correr riscos calculados, atitude, etc. Em geral são realizadores de idéias e de sonhos, e contribuem decisivamente para o desenvolvimento das organizações.

“Existem dois tipos de funcionários que não servem para minha empresa: os que não fazem o que se manda e os que só fazem o que se manda”.

Henry Ford

Para desenvolver essas características em equipes ou pessoas, a organização deve valorizar o colaborador, dando a ele liberdade de criação e autonomia de tomada de decisão em sua função. Os intraempreendedores precisam de espaço dentro da empresa para poder colocar em prática suas idéias e assim contribuir com o desenvolvimento da organização. No entanto, vejo que muitos empresários centralizam as decisões, não delegando, bloqueiam a criatividade e perdem a oportunidade de explorar de forma excepcional seus talentos.

É preciso enxergar um talento e desenvolvê-lo, deixá-lo explorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com