TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTANCIA DA PESQUISA PARA A SOCIEDADE

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 11

QUAL A IMPORTANCIA DA PESQUISA PARA A SOCIEDADE

Jamile da Silva Gama Moura

Jéssica Vasconcelos de Jesus

Kádine Stéfane Aquino Xavier

Marcela Souza de Almeida

Professor Tutor Edilson Teixeira do Amaral Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Educação Física LEF0228 – Prática Educação Fiísica

02/10/2017

RESUMO

Esta pesquisa tem o objetivo de discutir acerca da importância da pesquisa para a sociedade contemporânea, entender as pesquisas cientificas, a interação da ciência e da tecnologia e a pesquisa na educação e identificar o papel da pesquisa cientifica para a educação, não se esquecendo de analisar os resultados e impactos gerados no cotidiano dos indivíduos e nos contextos sociais, educacionais, financeiros, ambientais, culturais e pessoais. A pesquisa científica é caracterizada pelo método investigativo com vistas à resolução de problemas e questionamentos científicos que se refletem tanto na educação quanto na sociedade como um todo. A atividade de pesquisa se efetiva no propósito de construção do conhecimento, devendo ser observados os padrões de rigor científico utilizado em toda pesquisa científica. Considera-se que a ciência constitui-se elemento importante para a melhoria da condição humana, buscando o bem estar da sociedade também em suas práticas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa bibliografia e descritiva com abordagem qualitativa.

Palavras-Chaves: Pesquisa Científica. Investigação. Conhecimento. Contemporaneidade. Sociedade.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a pesquisa é encarregada de cumprir papéis na sociedade, onde ela estuda e desenvolve conhecimentos. A palavra “pesquisa” expressa, de acordo com o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1986, p. 1320), “questionamento ou busca detalhada para investigação da realidade; averiguação, estudo”. Além disso, também quer dizer “indagação e exames, minuciosos e organizados, com a finalidade de encontrar ou afirmar fatos ou princípios referentes a um campo de um determinado conhecimento”.

A pesquisa científica caracteriza a função prática de um composto de procedimentos metódicos de estudos usados por um pesquisador, seja este docente ou estudante, para o desenvolvimento de uma investigação e/ou levantamento de hipóteses que assessoram a análise. A pesquisa é encarregada de executar estudos com uma abordagem recente e inovadora ou de refutar resultados concluídos em outros estudos existentes. Depois de investigado, o pesquisador classifica se o contexto contém interesse para a comunidade científica e se os seguimentos do estudo serão importantes para o interesse social.

Na sociedade contemporânea, cabe às instituições e ambientes educacionais capacitar indivíduos com formação para nela participar. Para realização desta possibilidade, a pesquisa na educação pode ser um recurso de promover no individuo conhecimentos que proporcionem o “desenvolvimento integral da autonomia intelectual, da consciência crítica” (DEMO, 2003, p. 86), incluindo sua habilidade de indagação e de intervenção na sua realidade.

O objetivo deste estudo consiste em discutir acerca da importância da pesquisa para a sociedade, descrevendo alguns aspectos da pesquisa científica e da pesquisa na educação e identificar a função da pesquisa científica para a área educacional da contemporaneidade.

A metodologia deste estudo é pautada em uma pesquisa descritiva no que diz respeito aos seus objetivos. Quanto aos procedimentos de coleta esta pesquisa tem como característica os fundamentos como pesquisa bibliográfica visto tratar-se de uma revisão de literatura e qualitativa segundo a sua natureza.

  1. A PESQUISA CIENTÍFICA

O conhecimento científico constitui-se racional, através de suas relações conceituais, exigências lógicas (verdades), observação sensorial direta ou indireta, ou seja, especificamente por instrumentos. A ciência é um conhecimento crítico construído com criatividade que busca uma explicação lógica (MARTINS et al, 2004).

Tudo aquilo que acontece e que pode ser percebido procura ser explicado, apresentando as relações de causa-efeito, na ciência importa mais o processo que leva ao conhecimento do que propriamente o resultado. O conhecimento científico também é um saber que se adquire pela leitura, meditação e reflexão, ou seja, é um saber que tem método. A forma de entender a realidade se altera porque os instrumentos e os métodos utilizados são diversos. Pode-se dizer que a ciência é um conjunto de conhecimentos gerados a partir da criatividade e ordenados pelo poder lógico do raciocínio.

Como estratégia de investigação identifica-se a investigação de um tópico empírico, seguindo-se de um conjunto de procedimentos pré-especificados. Não existe definição objetiva, nem muito menos neutra, daquilo que é ou não a ciência. Este tanto pode ser uma procura metódica do saber, quanto um modo de interpretar a realidade; tanto pode ser uma instituição com seus grupos de pressão seus preconceitos, suas recompensas oficiais, quanto um oficio subordinado a instancias administrativas, políticas ou ideológicas; tanto uma aventura intelectual conduzido a um conhecimento teórico (pesquisa) quanto um saber realizado e tecnizado.

A atividade de pesquisa se efetiva no propósito de construção do conhecimento, merecendo destaque a afirmativa de Teixeira (2006, p.6 apud Soares 2014), ao assegurar que “a maneira inteligente de reverter o processo instrumentalizante, à medida que fundasse atitude alternativa, participante, construtiva, questionadora”.

Devem ser observados os padrões de rigor científico utilizados em toda pesquisa científica, quais sejam: clareza, fidedignidade dos dados e informações e classificação acrescida de uma análise crítica do conteúdo coletado. A escolha do tema e dos objetivos de uma pesquisa, em geral, pretende investigar os fatores determinantes para a escolha das fontes que fundamentarão o estudo, podendo ser consultados artigos de revistas, artigos digitalizados disponíveis na internet, livros, publicações diversas.

O requisito a que se propõe a conduta do pesquisador se molda a algumas características essenciais. Uma delas é que o pesquisador deve ser capaz de conviver com as diferenças, ser comprometido, visionário, maduro e consistente. A discrição é importante para que os assuntos confidenciais não sejam tratados levianamente.

A pesquisa científica deve atender à necessidade de publicidade relativa ao processo de conhecimento. A pesquisa realizada a idéia concebida ou a dedução feita perecem senão vierem a público; por esse motivo existem diversos canais de publicidade, e a virtual um deles. A demonstração do conhecimento é necessária à pesquisa científica para que o conhecimento seja acessado nas diversas áreas sociais e educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com