TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A VIABILIDADE DO PROTOCOLO DE MANCHESTER NA ATENÇÃO PRIMARIA

Ensaios: QUAL A VIABILIDADE DO PROTOCOLO DE MANCHESTER NA ATENÇÃO PRIMARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Notícias

PROTOCOLO DE MANCHESTER

publicado em 14 de Abril de 2010

Minas adota o Protocolo de Manchester na Atenção Primária à Saúde

A partir de agora, os usuários que procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Estado serão recepcionadas de forma diferente. Isto porque Minas adotou o Protocolo de Manchester como instrumento de triagem também na Atenção Primária à Saúde. O método ajuda a identificar a real necessidade de um usuário que recorre às UBS relatando alguma doença aguda. Com ele, a atenção estará focalizada nos casos que exigem atendimento mais rápido e não mais na ordem de chegada do paciente.

Para definir os passos necessários à padronização do Protocolo nas UBS, a Secretaria de Estado de Saude de Minas Gerais realizou hoje, 14/04, uma reunião com os diretores das Gerências Regionais de Saúde (GRS). Presente na reunião, o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, disse que o objetivo principal é definir o papel das GRS na capacitação dos profissionais que atuarão nas UBS. “As gerências de saúde serão co-responsáveis no processo de capacitação dos profissionais. A capacitação será realizada a distância pelo Canal Minas Saúde, mas a avaliação será presencial nas GRS”, disse.

O secretário explicou que a intenção é tornar o protocolo a linguagem de todo o sistema de saúde mineiro. “O protocolo facilitará a estruturação da rede e o encaminhamento do usuário. A nossa meta é que todo o atendimento realizado seja baseado na necessidade real do usuário, e não mais na ordem de chegada”, disse.

Funcionamento

O protocolo é um método de abordagem dos pacientes que recorrem ao serviço de saúde. Com ele, o paciente, assim que chegar à UBS, será encaminhado a uma sala de triagem onde um enfermeiro ouvirá sua queixa inicial. Em seguida, este profissional definirá qual a sua gravidade clínica e a qual especialidade ele deverá ser encaminhado. Para realizar esta avaliação, o profissional deverá seguir os procedimentos indicados no protocolo. Estes procedimentos são linhas guias que permite estabelecer qual o tempo de espera máximo de um paciente, de acordo com o seu quadro clinico. Este tempo varia com a gravidade da queixa relatada.

A cor vermelha significa emergência e tem atendimento imediato; a laranja indica casos muito urgentes e prevê atendimento em 10 minutos; o amarelo significa urgente e prevê que o paciente pode esperar por no máximo 1 hora o atendimento médico; já o verde e o azul são considerados casos de pouca urgência e prevê 2 horas e 4 horas de espera, respectivamente.

Pioneirismo mineiro

Minas foi o primeiro Estado no Brasil a utilizar o Protocolo de Manchester como instrumento de identificação de pacientes. Porém, o protocolo é reconhecido no mundo inteiro como uma maneira de organizar a entrada do cidadão no serviço. Protocolo foi aplicado pela primeira vez em 1997, na cidade britânica de Manchester e, rapidamente, implementado em vários hospitais do Reino Unido. Hoje, é aplicado em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e Suécia.

Segundo Rasível dos Reis Santos Jr., coordenador estadual de Urgência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com