TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM É ENVELHECIDO NO BRASIL?

Resenha: QUEM É ENVELHECIDO NO BRASIL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  149 Visualizações

QUEM SÃO OS IDOSOS NO BRASIL?

O Brasil está envelhecendo. A cada dia aumenta o número de cidadãos preocupados com a saúde física, mental e cultural do idoso, reivindicando mais espaço na sociedade. Por outro lado, as transformações advindas do avanço tecnológico trouxeram uma expectativa de vida superior áquela esperada por muitos.

Deste modo, cada vez mais os idosos passam a somar uma porcentagem ainda maior, representando uma parcela significativa da população e necessitando manter o seu espaço.A população assiste estas transformações, porém as autoridades não se preocupam com a defesa e o bem estar das pessoas com mais idade.

Surgem legislações que buscam modificar a base da sociedade e, dentre estas, o Estatuto do Idoso, resultado das mudanças históricas, políticas e sociais que o Brasil vem atravessando e que exalta as conquistas almejadas e, por muitos, esquecidas.

É necessário ter em mente que devemos possuir a capacidade de integrar esta camada da sociedade, ou seja, o idoso, no sistema social, não só valorizando conquistas de direitos e, sim, elaborando mecanismos de controle que garantam a sua aplicação.

O processo de envelhecimento ocorre de maneira diferente para cada pessoa, pois depende de seu ritmo, época da vida, entre outros fatores, não se caracterizando um período só de perdas e limitações e sim, um estado de espírito decorrente da maneira como a sociedade e o próprio indivíduo concebem esta etapa da vida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com