TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Universitário: QUESTIONÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 12

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORANEA

Aluna: Virgínia Silva _ Curso: Logística /manhã

QUESTIONÁRIO – REVISÃO APII

1.Defina motivação.

R-Motivação define-se pelo desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais.

2.O que é e quais são os passos do ciclo motivacional (defina cada item do ciclo)?

R-Ciclo motivacional- É o processo em que as necessidades humanas condicionam o nosso comportamento a algum estado de resolução.

Esse ciclo se divide em seis etapas:

1) Equilíbrio interno 2) estímulo ou incentivo 3) necessidade 4) tensão 5) comportamento ou ação 6) satisfação.

O Ciclo Motivacional pode ser assim explicado: o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas) até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade. Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao anterior estado de equilíbrio. A tensão conduz a um comportamento ou ação capaz de atingir alguma forma de satisfação dessa necessidade. Se satisfeita a necessidade, o organismo retorna a seu estado de equilíbrio inicial, até que outro estímulo sobrevenha. Toda satisfação é basicamente uma liberação de tensão, uma descarga tensional que permite o retorno ao equilíbrio anterior.

3.Comente sobre a pirâmide das necessidades de Maslow, diferenciando cada nível.

R- Estabelece a hierarquia de necessidades de satisfação dentro e fora do ambiente de trabalho.

HIERARQUIA DE NECESSIDADE SATISFAÇÃO FORA DO TRABALHO SATISFAÇÃO NO TRABALHO

1º AUTO REALIZAÇÃO Educação; religião; crescimento pessoal Trabalho desafiante; Participação nas decisões e autonomia; crescimento profissional

2º ESTIMA Aprovação da família; aprovação dos amigos; reconhecimento da comunidade. Reconhecimento; responsabilidade; promoções.

3º SOCIAIS Família; amigos; grupos sociais; comunidade. Amizade dos colegas; interação com os clientes; chefe amigável.

4º SEGURANÇA Liberdade; segurança da violência; ausência da poluição. Renumeração e benefício; permanência no emprego; Trabalho seguro;

5º FISIOLOGIA Comida; água; sexo; sono e repouso Horário de trabalho; intervalo de descanso; conforto físico.

4.O que são fatores higiênicos e o que são fatores motivacionais?

R- *FATORES HIGIÊNICOS-Insatisfaciente(Contexto do cargo)-como a pessoa se sente em relação a empresa. Os fatores higiênicos são aqueles que não tem o poder de motivar o funcionário a execer suas funções, mas se eles deixam de existir na empresa são capazes de desmotivar.

Ex: Condições de trabalho, salário e prêmio de produção; benefício sociais.

*FATORES MOTIVACIONAIS- Satisfacientes (Conteúdo do cargo)- como as pessoas se sentem em relação ao cargo. Os fatores motivacionais tem o poder de motivar o funcionário, são peças fundamentais dentro das empresas e sem eles seria impossivel um bom resultado dentros dos setores.

Ex: O trabalho em si mesmo, realização profissional, responsabilidade, reconhecimento.

5.Qual a diferença entre : insatisfação, não-insatisfação, satisfação e não-satisfação?

R - - A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes: o conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pala pessoa.

- A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes: o ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

6.Defina e dê exemplos de enriquecimento de tarefas.

R - O enriquecimento de tarefas (job enrichment) consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim de acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. Segundo Herzberg, o enriquecimento de tarefas traz efeitos altamente desejáveis, como o aumento da motivação, aumento de produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade de pessoal (demissões de empregados).

7.Qual os objetivos de se enriquecer uma tarefa?

R – Atribuir tarefas mais complexas, Incluir pré-tabalho, Rearranjar as atribuições e elemento do cargo, incluir o trabalho posterior, atribuir a outros ou automatizar tarefas simples.

8.Como você definiria liderança?

R – É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

9.Quais as bases de poder para a liderança?

R – Coercitivo (temor); Recompensa (necessidade); Legitimado (cargo); Competência (respeito e reconhecimento); Referência (carisma).

10. Diferencie os três estilos de liderança.

R–*LIDERANÇA AUTOCRÁTICA-A penas o líder decide sem a participação do grupo; dá ordens e providencia a execução da tarefa sem explicá-lo; é dominador e pessoal nos elogios e críticas.

*LIDERANÇA LIBERAL- Total liberdade ao grupo para tomada de decisões com mínima intervenção; participação limitada onde as informações e orientações são dadas desde que solicitadas pelo grupo; o líder assume papel de membro da equipe e atua somente quando solicitado.

*LIDERANÇA DEMOCRÁTICA- As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo; aconselha e dá orientação para o grupo para tomada de ações; o grupo decide sobre as divisões de tarefas; o líder é objetivo e limita-se ao fatos nos elogios ou críticas; trabalha como orientador da equipe.

11.Qual a diferença entre: uma liderança centralizada no administrador e uma Liderança descentralizada nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com