TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE ESTERILIZAÇÃO

Monografias: QUESTÕES SOBRE ESTERILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

1-Qual o conceito de esterilização?

R= Destruição completa ou remoção de todas as formas de vida (microrganismos, bactérias, fungos, vírus) existentes num determinado material.

2-Quais materiais e medicamentos devem ser esterilizados?

R= Materiais: Roupas, vidraria, material inoxidável, instrumental cirúrgico, gases vaselina e alguns cadarços. Matériais devidamente embalados aguardando a esterilização.

R= Medicamentos: Injetáveis, Soluções ,Pomadas; local onde é realizada a esterilização, onde é localizado os equipamentos como autoclaves, estufas.

3-Quais os métodos de esterilização existentes?

R= Métodos de esterilização

Métodos físicos- calor é a primeira escolha por que é mais simples e mais barato. Há dois tipos de calor: calor seco (o que aquece é o ar quente) - o ar quente do forno vai ser aquecido por uma chama, resistência; calor húmido: exemplo panela de pressão o ambiente fica rodeado por vapor de água. Temos é o vapor de água sob pressão; no laboratório usam-se as autoclaves.

Calor seco: no laboratório usam-se as estufas podem usar-se radiações (radiações ionizantes e, radiações não ionizantes não são muito utilizadas para esterilizar, mais para manter a esterilidade (asseguram) usam radiações ultravioletas.

Filtrações: filtros com poros extremamente pequenos de modo a reter os microrganismos; aplicável apenas nas soluções verdadeiras; neste método não há destruição dos microrganismos mas apenas remoção.

Métodos químicos de esterilização- Substâncias químicas no estado gasoso: são letais para o os microrganismos. Posteriormente o gás evapora não ficando assim a contaminar o produto, aplicável por exemplo para as substâncias termolábeis; no protoplasma das células existem enzimas que controlam as funções vitais dos microrganismos. Usam-se agentes desnaturantes de proteínas: calor e outros agentes físicos; compostos químicos.

Estes agentes tem como alvo as enzimas, impedindo que não haja reações metabólicas. Os microrganismos morrem por inativação das enzimas pelo calor húmido – que leva à desnaturação das enzimas; pelo calor seco – leva a processos de oxidação das proteínas que levam à desnaturação e inativação das enzimas;

As bactérias podem estar na forma vegetativa predominante quando um meio é favorável; forma de resistência esporos: são formas que permitem às bactérias sobreviver em condições adversas: estado quiescente; não se reproduzem não dispendem energia; o seu metabolismo é mínimo, apenas para permitir a viabilidade da bactéria.

4-O que deve ser feito para manter as condições assépticas?

R= O uso de antissépticos em áreas onde existem pacientes com maior risco de adquirir infecções hospitalares, como Centros de Tratamento Intensivos (CTIs) ou quando as mãos ficam grosseiramente contaminadas é preciso.

Deve-se fazer o uso de antssepticos a fim de evitar a contaminação do paciente, do operador e do sangue colhido.

5-Por quê o calor é o esterilizante mais usado? De que maneira ele age?

R= Porque É seguro, barato e não forma produtos tóxicos.

Age de maneira que Acima da temperatura ideal de crescimento, o calor vai promover a

desnaturação de proteínas estruturais e enzimas, levando a perda da

integridade celular e consequentemente a morte.

6-A resistência térmica dos microrganismos depende de quais fatores?

R= depende da temperatura do ambiente, PH, agua presente no produto.

7-O que é tempo térmico letal e ponto térmico letal?

As temperaturas que provocam a morte dos microrganismos, são denominadas de "Temperaturas Letais". Quando os microrganismos são submetidos a temperaturas letais e constantes, podemos observar uma redução no número de microrganismos sobreviventes. A quantidade de microrganismos presentes quando o alimento é submetido a diferentes tempos de aquecimentos a temperaturas constantes.

8-Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com