TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUIMICA Primitivo

Seminário: QUIMICA Primitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

E. E. SIDRÔNIA NUNES PIRES

PROFº: Alex.

Protostômios: Os protostômios são animais que no desenvolvimento embrionário formam primeiro a boca e somente depois o ânus (do grego proto: "primeiro" / stoma: "boca"), .

Dentro do grupo de organismos com simetria bilateral, há um número de filos que diferem em suas formas adultas, mas puderam relacionar-se de acordo com suas etapas embrionárias do início. Estes grupos foram classificados em função de como se dividem as células e como se formam os órgãos. Por exemplo, uma destas subdivisões básicas é a dos Protóstomos, nos quais persiste a boca embrionária, e a dos Deuteróstomios, nos quais se forma uma boca nova.

Após o desenvolvimento completo de seu embrião, inúmeros animais mantém seu blastóporo (orifício de comunicação do arquêntero com o exterior) com função de boca.

Deuterostômios: Os Deuterostômios são um clado (grupo monofilético) de animais, que inclui os Equinodermos e Cordados, que desenvolvem-se na sua fase embrionária de maneira diferente, em que, por exemplo, o blastóporo embrionário origina o ânus, e a boca surge depois, como uma neoformação. Todos os seres deuterosômios são também enterocelomados.

Celomados: São os animais que durante a vida embrionária apresentam uma cavidade totalmente revestida pela mesoderma. Os Moluscos, Anelídeos, Artrópodos, Equinodermos e os Cordados possuem celoma verdadeiro. 
A formação do celoma nesses animais pode ocorrer de formas diferentes e então são chamados de esquizocelomados ( quando o celoma se forma a partir de fendas da mesoderma ) ou enterocelomados ( quando o celoma se forma a partir de bolsas que surgem a partir da região superior do arquêntero ). São esquizocelomados os Moluscos, Anelídeos e os Artrópodos. Os Equinodermos e os Cordados são enterocelornados.

Reprodução Sexuada: A reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos (cariogamia ou anfimixia), produzindo descendências variadas. Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais seres vivos utilizam dessa via reprodutiva para perpetuação da espécie.

Por esse processo, chamado de fecundação ou fertilização, os gametas (células haploides), de uma mesma espécie se fundem para originar uma célula diploide, denominada zigoto (célula ovo).

Durante a fusão, os núcleos gaméticos se unem, havendo uma mescla do conteúdo cromossômico antes armazenado no interior de cada um.

Portanto, esse mecanismo consiste no compartilhamento de material genético, cedido por dois organismos filogeneticamente semelhantes, entrecruzando-se através de células reprodutivas, formando um novo indivíduo.

Os gametas são formados por meio de divisão meiótica, e classificados quanto à forma, tamanho e atividade. Em algumas espécies são indiferenciados, ou seja, isogâmicos, assemelhando-se independente do gênero.

Porém, a maioria das espécies possui gametas heterogâmicos (anisogamia), diferenciados por aspectos morfológicos, dimensionais e mobilidade.

Nos animais, por exemplo, na espécie humana, os espermatozoides (gameta masculino) são células pequenas e móveis, enquanto o óvulo (gameta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com