TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Exigencias Legais Para Abertura De Uma Clinica De Repouso,quais Os Orgaos Publicos E Competentes Voce Deve Procurar Pra Formalizar Uma Empresa Com Este Ramo De Atividade

Trabalho Universitário: Quais As Exigencias Legais Para Abertura De Uma Clinica De Repouso,quais Os Orgaos Publicos E Competentes Voce Deve Procurar Pra Formalizar Uma Empresa Com Este Ramo De Atividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  3.812 Visualizações

Página 1 de 9

Municipio:Ji-Paraná

Estado:Rondonia

Turma:Pedagogia

Pólo:Ji-Paraná

Tutor(a):Rosangela

Professor(a):

Semestre/ano:

A Importância da ludicidade na educação infantil

Resumo

O presente trabalho se propõe trazer conhecimentos sobre a tragetoria da educação infantil, e possibilitar um maior aprofundamento sobre a importância da ludicidade, no convívio escolar.Neste sentido permite explorar as brincadeiras e jogos, que permitirão a valorização, respeito e a aprendizagem da criança na educação infantil.A ludicidade na educação infantil, visa condições favoráveis as necessidades básicas da criança, possibilitando o bem estar na vida dela.A brincadeira é um meio de acesso ao conhecimento, por meio das brincadeiras, a criança se desenvolve e facilita na assimilação da realidade do seu dia-a-dia.Desta forma espera que com as pesquisas bibliográficas possa oferecer sugestões aos educadores, acerca da importância do brincar na vida da criança,e sugerir o resgate das brincadeiras e dos jogos como atividades lúdicas na educação infantil,e demonstrar o quanto se torna importante no desenvolvimento da criança.

Introdução

Ao longo do processo educacional no Brasil, é nítido de que a educação sempre enfrentou problemas em atender um ensino de qualidade e de democratização.Tendo como objetivo refletir sobre a importância da ludicidade na educação infantil, como meio de desenvolver um ensino mais igualitário a todos, nota-se que o processo educacional vem passando por grandes transformações, na busca de desenvolver com o lúdico um ensino de qualidade e prazeroso aos alunos.Dessa maneira a ludicidade vem transformar, o desenvolvimento da criança, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, motoras e promovendo o bem estar físico, afetivo-social e intelectual da criança.A importância do lúdico, como os jogos, brincadeiras e brinquedos, pode transformar a vida da criança e ser um instrumento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento da mesma.

Os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança,pois o brincar, não é uma perda de tempo, o brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, e facilita no processo de socialização.Com isso as atividades lúdicas, ajuda a criança formar seu conceitos e promove a criatividade, porque o papel da educação é formar pessoas criticas e criativas, por isso a educação infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento da criança, respeitando os conhecimentos que elas já possuem.

“Na educação infantil, a brincadeira não deveria ser um prêmio para depois do trabalho, mas, sim, uma das formas habituais de trabalhar, porque nessa idade a brincadeira não é apenas diversão, mas também descoberta, consolidação,aprendizagem sobre coisas e relações.(PANIGUA,Gema,2007,p.77).

A infância e a brincadeira, ambas andam juntas, fazem parte do convívio da criança, e no decorrer do desenvolvimento da criança, a brincadeira vai sendo esquecida, e já não faz parte do seu dia-a-dia.E no cotidiano escolar, o brincar se faz a todo momento.Muitas vezes as escolas expõem atividades lúdicas as crianças, com exercícios, repetidos, e se torna rotina os exercícios, promovendo um bloqueio no desenvolvimento da criança, não permitindo que a criança tenha liberdade para se expressar.

“Na educação infantil, o jogo livre chegou a ser o ideal de varias propostas metodológicas que defendem a não- intervenção em grande medida como reação aos excessos diretivos.(PANIGUA,Gema,2007.p.154).

O jogo permite que a criança possa compreender a realidade, e descobrir novas maneiras de conhecer o mundo.E com o jogo, ela se desenvolve continuamente, e passa a desenvolver habilidades operatórias, e tem a liberdade de ser livre, e construir suas próprias regras e interagir com outras crianças.

O lúdico não é a única alternativa para melhorar o desenvolvimento da aprendizagem, mas é uma forma de promover mudanças, e facilitar a adaptação da criança no convívio escolar. Por isso o currículo da educação infantil deve ser adaptado,as diferentes realidades sociais, deve ser voltado para o desenvolvimento da criança.O currículo deve estimular o desenvolvimento da criança aceitando-a e desafiando-a a pensar, onde a vida e educação sejam inseparáveis.

Propõe-se ampliar os conhecimentos sobre o lúdico, que envolvem atividades desenvolvidas pelos professores na educação infantil, para que se possa gerar conhecimentos para a cidadania na vida adulta da criança.É por meio da brincadeira e dos jogos que a criança se desenvolve, tanto suas funções cognitivas, afetivas e sociais, quanto a socialização, o companheirismo e estimula a sua inteligência.Além de ser indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança.

A importância dos jogos e brincadeiras para desenvolvimento da criança

Na educação infantil um dos elementos essenciais para o desenvolvimento é aprendizagem das crianças é o brincar. Nos jogos e brincadeiras as crianças se interagem, uns com os outros, explorando os espaços e ambientes com liberdade para que o brincar caracterize uma forma prazerosa e ao mesmo tempo educativa, pois quando a criança brinca ela está aprendendo regras,formas, tamanhos , cores, quantidade etc. as experiências do brincar torna a criança um ser autônomo, critico, conhecedor de regras e limites. Mesmo quando o brincar é feito de forma livre e espontânea ele ensina algo.

Toda criança necessita de brincar independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais, pois a brincadeira é essencial à vida. O brincar alegra e motiva as crianças possibilitando a oportunidades de ficarem felizes, trocando experiências. A criança portadora de alguma deficiência, ela pode se desenvolver, com a utilização de algumas brincadeiras e jogos que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora. Os jogos são oportunidades de desenvolvimentos.Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, estimulando a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem desenvolvimento da linguagem, do pensamento da concentração e da atenção.

“Brincando a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida que assume múltiplos papeis fecunda competências cognitivas e interativas.Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com