TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são Os Passos básicos No Desenvolvimento De Um Plano-mestre De Projeto

Pesquisas Acadêmicas: Quais são Os Passos básicos No Desenvolvimento De Um Plano-mestre De Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  2.365 Visualizações

Página 1 de 8

1 – Quais são os passos básicos no desenvolvimento de um plano-mestre de projeto?

Os passos básicos no processo de planejamento da gestão envolver a criação de um roteiro que descreve cada tarefa a empresa deve realizar para cumprir os seus objetivos globais.

1.1 Estabelecer Metas.

O primeiro passo do processo de planejamento de gestão é identificar os objetivos específicos da empresa. Esta parte do processo de planejamento deve incluir uma descrição detalhada de cada objetivo, inclusive a razão de sua seleção e os resultados esperados do gol projetos relacionados. Sempre que possível, os objetivos devem ser descritos em termos quantitativos ou qualitativos.

1.2 Identificar Recursos.

Cada meta deve ter projeções financeiras e de recursos humanos associados com a sua conclusão. Por exemplo, um plano de gestão pode identificar quantas pessoas de vendas que vai exigir e quanto vai custar para cumprir a meta de aumentar as vendas em 25 por cento.

1.3 Estabelecer meta tarefas Relacionadas.

Cada meta deve ter tarefas ou projetos associados à sua realização. Por exemplo, se o objetivo é aumentar os lucros em 25 por cento, um gestor precisa para delinear as tarefas necessárias para alcançar esse objetivo. Exemplos de tarefas que podem incluir o aumento da equipe de vendas ou o desenvolvimento de técnicas avançadas de treinamento de vendas.

1.4 Priorizar metas e Tarefas.

Priorizando objetivos e tarefa é sobre a encomenda de objetivos em termos de sua importância. As tarefas consideradas mais importantes será, teoricamente, ser abordado e concluído primeiro. O processo de priorização também pode refletir passos necessários para completar uma tarefa ou alcançar um objetivo. Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas em 25 por cento e uma tarefa associada é aumentar a equipe de vendas, a empresa terá de completar os passos para atingir esse objetivo em ordem cronológica.

1.5 Criar atribuições e Prazos.

Como a empresa prioriza projetos, deve estabelecer prazos para a conclusão de tarefas associadas e determinar indivíduos para completá-los. Esta parte do processo de planejamento de gestão deve considerar as habilidades dos membros da equipe e do tempo necessário para completar tarefas de forma realista.

1.6 Estabelecer métodos de Avaliação.

Um processo de planejamento de gestão deve incluir uma estratégia para avaliar o progresso em direção a conclusão da meta ao longo de um período de tempo estabelecido. Uma maneira de fazer isso é através de solicitar um relatório mensal de chefes de departamento.

1.7 Identificar cursos Alternativos de Ação.

Até mesmo os melhores planos às vezes podem ser jogados fora da pista por eventos imprevistos. Um plano de gestão deve incluir um plano de contingência caso a certos aspectos do plano mestre provar ser inatingível. Cursos alternativos de ação podem ser incorporados em cada segmento do processo de planejamento, ou para o plano em sua totalidade.

2 – O que é um plano mestre?

O plano mestre é um programa Mestre de Produção (PMP), Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção. É um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano. O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Para isso, são utilizados dados sobre a demanda dependente (demanda de produtos que fazem parte de outro produto), sobre a demanda independente (que não depende de nenhum outro produto) dos produtos em carteira e do nível de estoque dos produtos. Entretanto esta etapa não detalha o planejamento da produção dos componentes de cada produto. Assim, o resultado do Plano Mestre, alimenta uma próxima etapa que virá verificar essas necessidades. O processo é conduzido por tentativas, testando-se cada PMP para verificar a capacidade produtiva que ela exige, além de servir para transladas o planejamento agregado e programações individualizadas, portanto, o PMP serve também para avaliar as necessidades imediatas de capacidade produtiva, além disso, servirá também para definir compras eventualmente necessárias, bem como estabelecer prioridades entre os produtos na programação.

O programa mestre de produção conhecido como (máster production schedule – MPS) é um programa gerado a partir do plano agregado de produção, onde este plano deve se desdobrar para que o programa mestre de produção se desenvolva, o (MPS) na verdade é um planejamento de produção de estrutura global que gerado a partir do plano agregado de produção, guiará as ações no em um horizonte de tempo de normalmente 4 à 12 meses em base semanal considerando os pedidos existentes, desagregando os produtos acabados em função desses produtos acabados e dos componentes críticos e não em termos agregados como no processo do plano agregado de produção.

3- Liste pelo menos seis itens que você poderia esperar incluir em um plano de recursos?

O planejamento dos recursos envolve determinar quais recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais), quais quantidades de cada devem ser usadas e quando elas serão necessárias para a realização das atividades do projeto. Deve estar firmemente sincronizado com a estimativa dos custos.

3.1 Estrutura Analítica do Projeto.

A estrutura analítica do projeto identifica os produtos e os processos do projeto que necessitarão de recursos e, consequentemente, é a entrada fundamental do planejamento de recursos. Quaisquer saídas relevantes dos outros processos de planejamento devem ser fornecidas através da EAP, para garantir o controle apropriado.

3.2 Declaração do Escopo.

A declaração do escopo contém a justificativa e os objetivos do projeto e ambos devem ser considerados, explicitamente, durante o planejamento de recursos.

3.3 Informações Históricas.

As informações históricas devem ser usadas, quando disponíveis, as informações históricas relativas aos tipos de recursos que foram requeridos em trabalhos similares de projetos anteriores.

3.4 Restrições.

As restrições são fatores que limitarão as opções da equipe de gerência do projeto; um exemplo disso é o desejo de usar o máximo da duração de uma atividade.

3.5 Premissas.

As premissas ou suposições são fatores que, para os propósitos do planejamento, são consideradas verdadeiras, reais, ou certas. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto é parte da elaboração progressiva do projeto. As equipes de projetos frequentemente identificam, documentam e validam premissas como parte de seu processo de planejamento. As premissas geralmente envolvem certo grau de risco.

3.6 Avaliação Especifica.

Uma avaliação especializada é, frequentemente, requerida para avaliar as entradas desse processo. Tal habilidade pode ser provida por um grupo ou indivíduo com conhecimento especializado ou treinamento, e está disponível em várias fontes, por exemplo:

Outras unidades dentro da organização.

Consultores.

Partes envolvidas, incluindo clientes.

Associações profissionais e técnicas.

Grupos industriais.

4- Quais são as vantagens do apoio do computador no planejamento e como a dependência excessiva de pacotes de software pode inibir um bom planejamento de projeto?

As vantagens de usar o computador nos permite que a organização ou escritório de projetos visualize, analise e aperfeiçoe os processos e com isso tenha maior assertividade na hora de prever o escopo, custo e prazo de certo projeto. Processos, que geraram resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos.

Muitas empresas de desenvolvimento de software não estão preparadas para lidar com as incertezas que podem acontecer durante um projeto de software, e caso as empresas não lidem de forma apropriada, estas incertezas podem virar certezas. Na minha opinião todas as áreas englobadas por desenvolvimento de software são fontes de incerteza, por exemplo, incerteza quanto à tecnologia escolhida, incerteza quanto ao desempenho de hardware, incerteza sobre a funcionalidade do software, incerteza quanto à capacidade e disponibilidade das pessoas ou incerteza quanto ao custo e o cronograma definido do projeto.

5 – O que você conhece do MS-Project dê exemplos de aplicações?

O MS PROJECT é um software de Gerenciamento de Projetos desenvolvido pela MICROSOFT Corporation, constituindo-se uma das ferramentas mais utilizadas pelo mercado em função dos recursos de gerenciamento que oferece e da facilidade operacional que apresenta. Os softwares de gerenciamento realizam o processamento de planejamento utilizando as Técnicas de Caminho Crítico (PERT/CPM), como ferramenta base.

A ferramenta de gerenciamento MS Project é aplicável aos mais diversos tipos de Projetos sejam na Gestão de Projetos de Engenharia (Implantação e manutenção de empreendimentos) ou na área de Gestão Empresarial (Planejamento Estratégico ou Gestão de Projetos Específicos).

5.1 Construção Civil.

- identificação dos serviços que impactam diretamente sobre o prazo de entrega da obra;

- distribuição de recursos humanos e equipamentos;

- estudo de simulações para avaliar prazos e custos;

- visualização de longo prazo do empreendimento;

- localização de gargalos em processos próprios da obra ou que envolva terceiros, e

- coordenação dos esforços logísticos.

5.2 Projetos.

- determinação da estrutura de divisão dos trabalhos;

- identificação do caminho crítico do projeto;

- administração do volume de trabalho dos colaboradores;

- visualização simples da evolução do empreendimento;

- coordenação de múltiplos projetos.

Conclusão

Sabemos que o mercado empresarial esta cada vez mais concorrida e necessita sempre de novos meios que façam com que uma ideia se torne algo concreto e real. Nesse trabalho foram apresentados os fatores que influenciam a programação do planejamento-mestre, ou seja, como a elaboração do PMP, previsões de demanda, programação de compras e integração com os estoques já existentes, bem como todos os trabalhos que precisam ser realizados de forma controlada para obter uma programação eficiente no cumprimento de prazos 10 estabelecidos da maneira mais eficaz possível em relação aos custos totais deste plano.

O planejamento-mestre de produção é um plano para a produção de itens para produtos finais, período a período. O MPS pode ser chamado de plano ou programa-mestre de produção. O plano-mestre de produção é o elo básico de comunicação entre os níveis mais agregados de planejamento (plano estratégico da empresa e plano de produção agregado) com a produção. O plano de produção limita e restringe o MPS, pois a soma das quantidades detalhadas por produto do MPS tem sempre que ser igual à soma ditada pelo plano agregado.

O plano-mestre de produção é definido em termos de especificação de produtos e não em valores monetários, ou seja, é a partir do programa-mestre que se vão calcular as necessidades de componentes, capacidade produtiva, entre outros recursos. Portanto, é necessário que este especifique os produtos em particular, necessários em determinadas quantidades e datas, ao longo do tempo.

Bibliográficas

http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html

http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Software/Software-Plano-de-Negocio-20

http://office.microsoft.com/pt-br/project-help/introducao-aspectos-basicos-do-microsoft-project-HA010355887.aspx

http://www.inf.ufsc.br/~gresse/download/LQPS001_06P.pdf

...

Baixar como  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »