TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais características do transporte de cargas de carga?

Tese: Quais são as principais características do transporte de cargas de carga?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?

Suas principais caracteristicas são a facilidade em transportar grandes quantidades de mercadorias cerca de 90% dos produtos exportados utilizam o modal aquaviario, pois seu custo e mais barato em relação a outros modais como aeroviario é rapido e eficaz, porém seu custo é muito elevado, o modal aquaviario realiza varias operações facilitando a muitimodalidade, seus canais de distribuições são extensos facilitando a logistica de canal de distribuição, pois 2/3 do nosso planeta é áqua.

Vantagem: Pode transportar grandes quantidades

Desvantagem: Velocidade lenta e variaçoes em nivel de calados.

Um dos modais mais importantes para a Logistica, não esta presente em todos os lugares mais tem sua importancia totalmente liga a intermodalidade isso fortalece a exportação gera mais empregos, permite alta movimentação de mercadorias, de um ponto de origem ao ponto de consumo, porém as infraestruturas dos portos do Brasil não estão muito boas, porem mesmo em meio à dificudades os portos movimenta cerca de 350 milhões de toneladas de mercadorias isso poderia ser melhor, o modal Aquaviario tem flexibilidade para transportar qualquer material de qualquer porto do planeta.

Temos a chamada cabotagem que é a onde as mercadorias (cargas) são transportadas de porto em porto ou longo curso que liga de um pais a outros pais.

Sua função aqui no Brasil é movimentação de diversos tipos de mercadorias, pelo oceano e a costa Brasileira com seus respectivos Portos, transportam diversos tipos de mercadorias que são desde alimentos, automoveis pessoas, produtos etc.

O Modal aquaviario é regularizado pelos Orgãos:

MT (Ministerio do transporte) responsavel pelos meios de transporte de diferentes modais.

STA (Secretaria de transportes aquaviarios) Politica para os transportes aquaviarios

DMM (Departamento de marinha marcante) resposavel por acordos e fretes relacionados ao transporte Aquaviario.

Multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.

Funciona com um unico contrato a carga utilizara mais de uma modalidade sai de um ponto até o seu destino como?

Ex: A carga chega de um modal Rodoviario (caminhão, carreta, etc) e é movimentada para outro modal Aquaviario através de equipamentos como guindastes, esteiras, porteiner, etc e vão para (navio embarcações, etc.) a dois tipos de transportes fluviolacustre e maritimo.

Fluviolacustre realizado atraves de lagos e rios, maritimos atraves de mares e oceanos, do mesmo modo seria no descarregamento vem do modal aquaviario e vai para o modal rodoviario ou ate mesmo ferroviario, isso pode ser considerado como multimodalidade em modais aquaviarios.

O conteiner permite uma facilidade maior na movimentação e multimodalidade de um modal para o outro, a multimodalidade tem o proposito de transportar uma mercadoria do ponto de origem ao ponto de consumo localizado diferentes regiões geografícas tendo como responsavel um unico operador responsavel que é o operador logistico a logistica garante a entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com