TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais diferenças na TEORIA CLÍNICA DE HENRY FAYOL DA TEORIA CIENTÍFICA DE FREDERICA V. TAYLOR?

Tese: Quais são as principais diferenças na TEORIA CLÍNICA DE HENRY FAYOL DA TEORIA CIENTÍFICA DE FREDERICA V. TAYLOR?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 2

1º) Quais a(s) principal(is) diferença(s) da TEORIA CLÁSSICA de HENRY FAYOL da TEORIA CIENTIFICA de FREDERICK W. TAYLOR?

Precisa concentrar a sua resposta no enfoque, no cerne de cada uma das teorias e apresentar o que identifica como diferenças importantes.

Para Taylor, teria que haver um supervisor para cada área (supervisão funcional); a remuneração do operário era simples, ganhava por peça produzida, ou seja, quanto mais peças mais dinheiro; se o operário não rende-se o esperado não precisava voltar no dia seguinte pois Taylor pregava a produtividade (produção total); a máxima prosperidade do patrão deve corresponder à máxima prosperidade do empregado (se o patrão ganhar muito o empregado também ganhará muito).

Para Fayol, teria que haver "unidade de comando", ou seja, o empregado receber ordens de um único superior; a remuneração teria que ser justa e capaz de satisfazer às necessidades dos empregados e atender a empresa em termos de retribuição; quanto mais tempo o empregado permanecer no cargo, tanto melhor, a rotatividade é um fator negativo (terá que ensinar tudo novamente); amabilidade e justiça são o ideal para obter a lealdade do pessoal (trate as pessoas bem e será bem tratado); os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo e do todo para as partes, exatamente o inverso da administração científica.

2º) Cite e, com suas palavras explique, cada uma das FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS na visão de Henry Fayol e sua importância para a organização?

Planejar: visualizar o futuro e traçar um plano de ação; estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma abordagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas.

Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa; é a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-se da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Dirigir: dirigir e orientar as pessoas; faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para realização dos objetivos definidos.

Controlar: verificar se tudo está de acordo com as regras e as ordens; estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com a que a empresa espera, controlar as atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com