TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as áreas da fisioterapia?

Tese: Quais são as áreas da fisioterapia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

Quais são as áreas de atuação da Fisioterapia? Explique cinco.

As áreas de atuação da Fisioterapia são divididas em: Fisioterapia pediátrica, Fisioterapia neurológica, Fisioterapia respiratória, Fisioterapia cardiovascular, Dermato-funcional, Fisioterapia desportiva, Fisioterapia estética, Fisioterapia ginecológica e obstetrícia, Fisioterapia em queimados, Reabilitação postural, Disfunções da ATM e dor orofacial, Fisioterapia traumato-ortopédica, Reabilitação protética, Fisioterapia reumatológica, Fisioterapia geriátrica, Fisioterapia do trabalho.

 Fisioterapia Traumato-ortopética.

 Fisioterapia Respiratória.

 Fisioterapia Neurológica.

 Fisioterapia Pediátrica.

 Fisioterapia Reumatológica.

A Fisioterapia Traumato-ortopética, atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesqueletico, sejam eles crônicos ou agudos. Nesta área da ortopedia são utilizados recursos terapêuticos, como eletroterapia e crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual. A Fisioterapia Traumato-ortopética visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas.

Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras.

Utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

São utilizados na Traumato-ortopética recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes.

Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados temos: TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho, ultrassom. Na terapia manual é utilizado técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.

Para completa reabilitação na Traumato-ortopética são utilizados os exercícios cinésioterápicos com o intuito de melhor a amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar propriocepção e por fim retorno às atividades.

Fisioterapia Respiratória é muito vasta na prática profissional e atua no tratamento de pacientes de todas as idades com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos. Pode ser realizada em ambientes hospitalares, no pré e pós-operatório de diversas cirurgias, em Unidade de Terapia Intensiva, clínicas, ambulatórios, centro de assistência e reabilitação até mesmo na casa do paciente quando se fizer necessário. O tratamento fisioterápico a estes pacientes se faz através de técnicas manuais e instrumentais, e tem como objetivo a remoção de secreções das vias aéreas, reduzindo a obstrução brônquica e a resistência das vias aéreas, facilitando as trocas gasosas e reduzindo o trabalho respiratório.

A terapia de higiene brônquica envolve o uso de técnicas não invasiva de depuração das vias aéreas destinadas a auxiliar na mobilização e de depuração de secreções. Uma tosse ineficaz, uma produção excessiva de muco, diminuição da ventilação ou o surgimento de roncos ou crepitações, taquipnéia, febre ou padrão respiratório exaustivo podem indicar um quadro de retenção de secreção e necessidade do emprego das técnicas de higiene brônquica. Nas afecções agudas, tem como objetivo diminuir o período da doença ou de sua repercussão funcional. Em processos crônicos, o objetivo é retardar sua progressão ou mantê-los estacionados.

É importante ressaltar que para se atingir resultados positivos faz-se primordial um amplo estudo do quadro patológico apresentado pelo paciente, além de uma criteriosa avaliação das condições clínicas desse indivíduo e do traçado de um plano de tratamento condizente com suas necessidades atuais.

O fisioterapeuta praticamente faz de suas mãos seu instrumento de trabalho, pensando nisso, observa-se que as técnicas manuais devem acompanhá-lo, sendo que muitas vezes, seu local de trabalho não irá disponibilizar de recursos mecânicos e/ ou instrumentais. Para que as técnicas sejam aplicadas de maneira correta e eficaz, faz-se necessário uma boa avaliação do paciente, pois cada técnica têm seus objetivos, suas indicações e contra indicações, e acima de tudo as técnicas devem ser executadas da maneira correta para que haja resultados significativos.

Fisioterapia Neurológica atua na reabilitação de pacientes acometidos por doenças do sistema nervoso, que sofreram lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com