TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os tipos de arremesso do handebol

Artigo: Quais são os tipos de arremesso do handebol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Artigo  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  2.228 Visualizações

Página 1 de 3

1

1.ARREMESSO

1.1 CONCEITO

É a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força explosiva), para dificultar a ação do goleiro, e procurando que ela se introduza no interior do mesmo, tendo como objetivo principal, a marcação de um gol.

1.2 CONSIDERAÇÕES

O arremesso é a última técnica utilizada enquanto uma equipe estiver no ataque de posse de bola. O arremesso é precedido de vários movimentos táticos específicos de ataque (principalmente a tentativa de ocupação de uma espaço livre, atraindo a atenção de seu ímpar) do qual se consegue o objetivo do handebol que é a marcação de um gol.

Os arremessos são gestos complexos, com grande exigência de coordenação motora e devem ser executados a partir do momento que um jogador sinta condições favoráveis e arremesse no momento oportuno.

Para que o arremesso tenha um resultado positivo, há necessidade de cumprir os passos da biomecânica do movimento, e o mínimo a cumprir deve ser o movimento articular amplo para que os músculos tenham a capacidade de aplicar as forças gerais na contração muscular. No primeiro momento deve-se vencer a inércia do corpo e da bola e, num segundo momento (fase final) produzir uma aceleração positiva ao longo do movimento articular até o momento da soltura da bola.

A técnica do arremesso é mais importante que a do passe. Um passe mau executado não quer dizer que a bola esteja perdida, mas um mau arremesso é quase sempre bola perdida. Não se pode dizer quais são os melhores movimentos ou qual a melhor maneira de arremesso. Isso depende de alguns fatores como: distância da baliza, ângulo de gol, possibilidade de bloqueio, etc. Para todas as posições, em relação à baliza e ao adversário, o jogador tem que saber a maneira ideal de arremesso e utilizá-la, por isso, é necessário que o jogador domine vários tipos de arremesso.

Também é certo que cada jogador tem um arremesso específico através do qual obtêm os melhores resultados e que logicamente deve aperfeiçoá-lo ao máximo, porém, não deve conformar-se com essa única possibilidade, pois se queremos enriquecimento de recursos do jogador para obtenção completa de suas possibilidades e para o pleno desenvolvimento do handebol, devemos exigir do jogador, um número mínimo de arremessos com apoio e outro em suspensão.

2

2.Quais são os tipos de arremesso do handebol?

é um fundamento realizado sempre em direção ao gol. A maioria dos arremessos pode ser denominada “de ombro” e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.

Ainda segundo a autora os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução:

2.1 Com apoio – significa que um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com