TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importância De Um Medico

Casos: Qual A Importância De Um Medico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

LAYOUT DO EMPREENDIMENTO

CAPACIDADE PRODUTIVA

A Capacidade Produtiva é o valor máximo que define as saídas do processo produtivo por unidade de tempo. Para as pequenas empresas, esse tempo geralmente é o dia. Logo, a capacidade de produção de uma empresa seria as peças que ela consegue produzir por dia, utilizando os recursos disponíveis

(máquinas, homens, terceiros, etc.).

A Capacidade Produtiva de uma empresa pode variar significativamente, dependendo da forma como ela trabalha.

Se trabalhar, contra o estoque, consegue um maior proveitamento dessa capacidade, pois ajusta seus postos de trabalho a uma determinada programação de produção e nesse período, normalmente não a altera e desta forma, consegue uma produtividade maior. Neste caso, tem condições de estimar uma previsão de vendas por tipo de produtos, modelos, etc. e alocar seus recursos produtivos baseados nessa previsão, conseguindo estabelecer, de forma mais exata, as necessidades de matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos para um determinado período.

Se trabalhar contra os pedidos, há um aproveitamento menor de sua capacidade, pois freqüentemente está ajustando a mesma aos pedidos recebidos. O mais comum nas pequenas empresas é que elas trabalhem contra os pedidos, pois a maior parte delas, não possui recursos para manter um estoque regulador de produtos acabados e também de matéria-prima e insumos. Em ambos os casos, a Capacidade Produtiva pode ainda estar lmitada pelos gargalos que são postos de serviços que já trabalham em sua capacidade máxima, sendo ela menor que a dos demais postos de trabalho.

Quando a empresa possui recursos para aumentar muito bem a capacidade deste posto de trabalho, ele deixa de ser o gargalo, mas geralmente, a pequena empresa não possui recursos para tal. Neste caso, temos sugerido um recurso,que não onera a empresa e ainda pode conseguir um aumento de até 15% da MARKETING capacidade produtiva. É o que chamamos de “revezamento de pessoas”. A máquina ou o equipamento que é o gargalo para a empresa ode trabalhar as 8,75h diárias, sem interrupção. Basta para tanto, treinar mais um operador para trabalhar nesse “gargalo”. Esse outro operador pode e deve trabalhar, preferencialmente, em outro posto de trabalho, que tenha uma certa “folga em sua capacidade produtiva”, e no horário do almoço, faz-se o revezamento”, pois cada operador almoça em horários diferentes. Desta forma, consegue-se, sem custo adicional, um acréscimo na capacidade produtiva. Quando a empresa já trabalha 24h ininterruptas, podem-se efetuar os “revezamentos” nos finais de semanas. O planejamento da capacidade produtiva deve ser feito, observando-se as previsões de demanda. Isto se faz necessário, pois o nível de utilização da capacidade efetiva de produção irá refletir nos custos unitários e, portanto, nos níveis de produtividade do sistema. O número de unidades produzidas pelo número de recursos utilizados representa também uma forma importante de se medir a performance do sistema produtivo.

processo produtivo

O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final.Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ouacabado). Está sempre estritamente dependente da tecnologia ao dispor da empresa.Em teoria microeconómica,utilizam-se vários tipos de funções de produção que pretendem ilustrar a forma como os diferentes fatores se conjugampara se chegar a um produto final (são apenas regras matemáticas simples, indicando que quantidade de output seobterá, se se utilizarem quantidades específicas de vários inputs). As funções mais utilizadas são a de Cobb-Douglas (dotipo Q=m.Ka.Lb.Tc) e a de Leontief (do tipo Q=min(a.K,b.L)) - em que Q representa a quantidade produzida; K, L e Trepresentam os três fatores classicamente considerados (trabalho, capital e terra, respetivamente); e m, a, b e crepresentam valores numéricos positivos, isto é, valores reais.

FLUXOGRAMA DE FUNCIONAMENTO

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS E PROTOCOLOS

ARQUIVO

Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, entidades privadas ou pessoa física, que foram preservados para a consecução de seus objetivos e devido à utilidade que podem oferecer no futuro. Arquivo também pode ser definido como a entidade ou órgão administrativo responsável pela custódia, processamento técnico, conservação e acesso aos documentos sob sua jurisdição.

A finalidade do arquivo é servir à administração, constituindo-se no decorrer do tempo em fonte para sua história e memória. A função básica do arquivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com