TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a contribuição de Durchein para a sociologia?

Ensaio: Qual é a contribuição de Durchein para a sociologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Ensaio  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual a contribuição de Durkhein para a Sociologia?

Durkheim transformou a sociologia em Ciência, porque antes um sociólogo não tinha um objeto de estudo, mas através da análise do objeto que é para ele o Fato Social, que se manifesta com três características na sociedade, a primeira delas é que ela é Geral, algo que acontece em toda a sociedade, Coercivo, pois para que as pessoas possam viver em sociedade precisam de regras, e aquele que não as cumprem serão punidos, e Externo, pois independente de alguém viver ou não a sociedade continuará a existir.

2 ) Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?

Segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo.

3) Quais as características do fato social? Explique cada uma delas.

Coercitividade, Exterioridade e Generelidade. A Coercitividade é relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. A Exterioridade relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência. A Generalidade os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

4) Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

Legais e Espontâneas. As Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Ex. As multas de trânsito. As Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável”.

5) A escola é um fato social? Justifique sua resposta.

Sim, a escola é um fato social pois há uma interação entre indivíduos, é a partir dela que você começa a ter contato com outras pessoas, com opiniões, e estilos de vida diferente da sua, além de adquirir responsabilidades com os deveres escolar, e a respeitar as regras postas na escola e o respeito com os professores e colegas, tudo isso é o que você precisa pra uma boa convivência em uma sociedade.

6) Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade científica?

A explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise.

Além disso, é preciso, segundo Durkheim, que o sociólogo deixe de lado suas prenoções, isto é, seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois nada têm de científico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura exige o não-envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto. A neutralidade exige também a não interferência do cientista no fato observado.

Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com