TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a motivação

Seminário: Qual é a motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O que é motivação

A motivação está associada a um processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa orientados para o alcance de determinado proposito.

Como motivar pessoas¿

Segundo ROBBINS (2012), para que um líder motive seus colaboradores é preciso estar atento a alguns fatores:

• Os colaboradores são diferentes e essas diferenças precisam ser levadas em considerações;

• Os objetivos devem ser estabelecidos de forma clara e devem ser desafiadores;

• O feedback é fundamental – saber se está caminhando rumo aos objetivos esperados ou se está se distanciando deles;

• Dar abertura aos colaboradores para que participem de tomadas de decisão que os afetem pode motivá-los;

• As recompensas devem ser proporcionais ao desempenho

• A justiça e a equidade devem estar presentes no sistema de recompensa.

A motivação é força que move as pessoas, que as levam a realizar qualquer tipo de atividade com êxito. Motivação é o gás, o combustível da vida. Pessoas desmotivadas não conseguem encontrar dentro de si a energia necessária para lidar com os processos diários, como a família, o trabalho, entre outros. Existem diversos fatores que servem para quebrar esse clico e romper essa inércia. No mundo empresarial a dinâmica de motivação cumpre muito bem esse papel.

Esta dinâmica funciona como alternativa para encontrar o equilíbrio entre todas as atividades da rotina dos colaboradores, no universo da empresa. E mais, ainda serve para manter a sua autoestima e produtividade em alta. Além de conseguir integrar equipes de trabalho.

O principal objetivo da dinâmica de motivação, nas empresas, é tentar solucionar o problema da desmotivação no ambiente Organizacional, provenientes de diversos fatores, como situações de insegurança, mudanças que geram ansiedade, demissões, contratações, etc. Tudo isso influencia, diretamente, no rendimento dos profissionais. O que causa prejuízos à empresa seja ele financeiro, de rendimento ou de qualidade no ambiente de trabalho.

Os gestores e líderes também podem utilizar esta metodologia como forma de se aproximar e conhecer melhor seus colaboradores. Deste modo, será possível estabelecer um bom relacionamento interpessoal e uma excelente comunicação entre todos os membros da equipe. O que resultará em uma relação de confiança, entre gestores e colaboradores, além de possibilitar que todos os potenciais sejam identificados e explorados. Gerando assim, um alto grau de motivação em todos os envolvidos.

E essa é a grande importância da dinâmica de motivação. Equipes motivadas trabalham melhor e rendem mais. Por isso, ela é extremamente necessária dentro das Organizações empresariais e deve ser realizada, pela equipe de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, com certa frequência, toda vez que houver algum conflito, contratação ou até mesmo só para manter a estrutura já estabelecida. Pessoas motivadas conseguem atingir altos índices de produtividade. Além de acreditar, bem mais, em seus potenciais e nos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com