TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Da Educação Brasileira

Exames: Qualidade Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

Qualidade da educação brasileira

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de analisar a qualidade da educação brasileira através da comparação entre o ensino público e o ensino privado, com base nos dados do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, os índices tanto a nível nacional como: IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Prova Brasil; Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que promove o ENEM - E-xame Nacional do Ensino Médio, ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Ensino Superior), quanto a nível internacional, como: PISA – Program for International Student Assessment (Programa para Avaliação Internacional de Estudantes), que revelam números que são insatisfatório e estão aquém dos ansei-os da população brasileira, principalmente quando se refere à emancipação da nossa sociedade. Os índices revelam ainda que a qualidade do ensino brasileiro vem decaindo ano após ano, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas particulares, mas vale lembrar que as escolas particulares são apenas menos ruins do que as públicas – mas, se comparadas as escolas de outros países ou a um nível ideal de qualidade, certamente ficam muito distantes. Trocando em miúdos, os alunos da nossa elite têm o desempenho educacional pior do que os mais pobres dentre os países desenvolvidos.

Quais as causas que levaram a nossa educação para esta situação?

Numa matéria de Daniel Castellano/Gazeta do Povo (Domingo, 09/10/2011) em Vida e Cidadania, diz: “O desempenho das escolas públicas e privadas no Paraná está entre os melhores do país, segundo o Índice de Desen¬volvimento da Educação Bá-sica (Ideb) 2009 por regiões e unidades da federação. Elaborado pelo Instituto Na-cional de Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC)....”. Diz ainda que os melhores desempenhos ficam para as escolas privadas, são elas que puxam a média do Ideb para cima. “A Prova Brasil é universal para todas as escolas públicas do ensino fundamental e inclui avaliação das disciplinas de Matemática e Língua Por¬tuguesa. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ocorre de ma¬¬neira amostral para as escolas do ensino fundamental privado e para o ensino médio de um modo geral (incluindo as redes públicas e privadas).” As escolas particulares não são obrigadas a participar do Saeb, avaliação que vai servir de base para a composição do Ideb da rede particular.

OBJETIVOS

Esta pesquisa tem por objetivo, primeiramente, mostrar a necessidade de se fazer uma pesquisa sobre “aulas vagas” nas escolas públicas, que sem dúvida alguma, é uma das diferenças entre a rede pública e a particular, considerando que na escola pública existem problemas a serem solucionados urgentemente, como por exemplo, a falta de professores efetivos em cada início do ano letivo, a demora em ter profes-sor substituto em casos de licenças médicas e, agravando mais esse quadro, o nú-mero de faltas dos professores na rede pública nacional (diferente do que ocorre nas escolas particulares) uma vez que nesta, a cobrança por parte dos pais que pagam por uma educação supostamente “de qualidade” para seus filhos e da própria instituição de ensino que também pressionam e cobram a assiduidade e comprometimento dos professores.

Outro objetivo é, através dessa pesquisa, melhorar a qualidade de ensino tanto na escola pública quanto na escola privada, principalmente considerando que, a escola é a única via de acesso ao mundo do conhecimento e da aprendizagem de muitos alunos, e é através dessa formação que nosso país sairá desse diagnóstico preocu-pante, onde se percebe que realmente a nossa educação está decaindo rapidamen-te de um ano para o outro.

Apurar as possíveis causas que conduzem a educação de nosso país para a situa-ção atual e o que pode ser feito (a longo prazo) para reverter este quadro, mesmo diante da falta de investimentos na estruturação das escolas e aperfeiçoamento dos profissionais da educação e melhorando o sistema e as políticas educacionais brasi-leiras.

Atualizar as políticas públicas educacionais conforme o que desenvolvimento sócio-econômico exige.

JUSTIFICATIVA

A preocupação com a qualidade do ensino é motivo de várias discussões e pesqui-sas realizadas por vários pensadores e teóricos, já há muito tempo, tendo como afe-rição os dados coletados pela PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicí-lios, INEP – Índice Nacional de Educação e Pesquisa, SAEB – Sistema Nacional da Educação Básica. Incluindo a esse quadro geral, temos a taxa de repetência que vem aumentando e, consequentemente a evasão escolar cresce na mesma propor-ção. Todo este diagnóstico nos leva a realidade do péssimo estado que se encontra a nossa educação, agravado pelo baixo nível de desempenho dos alunos, que sem motivação, encontram outras ocupações mais atrativas para ocupar o tempo, distan-ciando-se mais ainda de sua formação pela escola.

Certamente que existe a diferença tanto no desempenho quanto na qualidade de ensino se compararmos a escola pública e a particular, devido a uma maior cobran-ça dos pais em relação aos conteúdos e resultados, que por sua vez, a escola cobra maior desempenho dos professores.

Segundo um artigo de Gustavo Ioschpe que trata da qualidade de ensino na escola particular, estudos apontam que o desempenho escolar dos 25% mais ricos do Bra-sil é menor do que a média dos 25% mais pobres dos países da OCDE – Organiza-ção de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico , ou seja, os alunos da nossa elite têm desempenho educacional pior do que os mais pobres dentre os países de-senvolvidos, 80% da diferença no desempenho dos alunos nas escolas privadas, são devido à condição sócio-econômica apresentam uma bagagem cultural maior, mais ampla, devido ao acesso a livros, boa alimentação, lazer, incentivo e participa-ção dos pais no cotidiano dos filhos. Outra informação importante é que 70 a 80% dos professores brasileiros estudaram em escolas públicas, portanto, os pais que mantêm seus filhos em escolas particulares, também deveriam se preocupar com a qualidade de ensino nas escolas públicas, pois é lá que se formam a maioria dos professores que irão educar seus filhos, seus netos, e assim por diante.

Segundo Gustavo Ioschpe, “em todos os países do mundo, educação é um projeto público e nacional. Ou todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com