TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A qualidade da educação brasileira

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

                 FAEST/UniSerra - Faculdade de Educação de Tangará da Serra – MT

[pic 1]

A qualidade da educação brasileira é um grande paradigma atualmente e uma temática amplamente discutida, visto que na era que estamos vivenciando o país possui um ensino ruim, desigual e estagnado.

O que os artigos evidenciam é que esse fato é conseqüência e reflexo direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos programas educacionais que na maior parte são ineficientes e sem coerência com a realidade vivida ou com a demanda.

         É de extrema importância para a sociedade que o país coloque a educação no topo das prioridades. Ressalta-se que se essa iniciativa for realizada, a probabilidade de atingir um ensino de qualidade é grande.

É perceptível o grande desestímulo por parte dos profissionais da escola, equipes sem incentivo, mal remuneradas e principalmente o desinteresse por parte das famílias em relação ao que acontece com seus filhos no ambiente escolar.
        Os grandes problemas na Educação são: exclusão, evasão, retenção e baixo nível de aprendizagem. É valido salientar a importância
 dos educadores atingirem o governo, no sentido de conscientizá-lo da importância da educação, investindo mais recursos em escolas e professores, estabelecendo uma política em longo prazo. Tornando-se assim gestores da educação, afinal quem sabe mais desse universo que os educadores, são esses profissionais que estão a frente a educação brasileira, e convive com todos os paradigmas que rodeia atmosfera desse cenário.

        A educação no Brasil deve deixar de lançar olhares para modelos de outros países, e moldar seu ensino nas formas e demandas do país, quando isso acontecer nos teremos uma educação satisfatória, digna e igualitária do povo brasileiro.

REFERÊNCIAS

GOULART, Nathalia. Sobram pedagogos e faltam gestores, diz especialista.  2012. Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/sobram-pedagogos-e-faltam-gestores-diz-especialista/. Acesso em 01/07/2016.

PORTAL EDUCAÇÃO. Salários melhores para professores? O ensino precisa de mais: Desempenho das escolas não está relacionado diretamente ao piso da profissão, 2014. Disponível em:

https://noticias.terra.com.br/educacao/salarios-melhores-para-professores-o-ensino-precisa-de-mais,ef405d32881c8410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Acesso em:

02/07/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (329.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com