TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade na educação infantil

Tese: Qualidade na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

A qualidade na educação infantil

A educação infantil no Brasil registrou muitos avanços nos últimos vinte anos, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 a definiram como primeira etapa da educação básica, antecedendo o ensino fundamental, de caráter obrigatório, e o ensino médio. Realmente em melhores oportunidades educacionais para todos e em apoio significativos às famílias é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade.

No caso específico da educação infantil, a forma como a sociedade define os direitos da mulher e a responsabilidade coletiva pela educação das crianças pequenas também são fatores relevantes, pretendo assim ser um instrumento que ajude os coletivos, equipes e comunidades das instituições de educação infantil a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitam os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.

O primeiro aspecto deles diz respeito aos direitos humanos fundamentais a formulação resultou de uma história de conquistas e superações de situações de opressão.

Um segundo aspecto relevante relacionado ao primeiro é o reconhecimento e a valorização das diferentes de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência.

Em terceiro lugar e preciso fundamentar a concepção de qualidade na educação em valores sociais mais amplos como o respeito ao meio ambiente.

O quarto aspecto diz respeito à legislação educacional brasileira, que define as grandes finalidades da educação e a forma de organização do sistema educacional.

O quinto lugar os conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância, as maneiras de cuidar e educar a criança pequena em ambientes coletivos e a formação dos profissionais de educação infantil.

O ministério da educação sintetizou os primeiros fundamentos para o monitoramento da qualidade da educação infantil no documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, publicação, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, objetiva traduzir e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais no sentido de oferecer às equipes de educadores. Com conjunto de indicadores podemos ter de forma simples e acessível um quadro que possibilita identificar o que vai bem e o que vai mal à instituição de educação infantil, esse esforço é responsabilidade de toda a comunidade, de famílias, professores, diretores, crianças, funcionários, conselheiros tutelares, de educação e dos direitos da criança. Tudo pela mobilizar pela melhoria de sua qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com