TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto Vale Ou é Por Quilo?

Exames: Quanto Vale Ou é Por Quilo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

Quanto vale ou é por Quilo?

Nesse filme pode-se observar que o Brasil precisa ser revisto em sua política, pois a mesma ilude o nosso povo com promessas inúteis ou com festas como o carnaval e o futebol que fazem com que as pessoas descentralizem seu foco do que realmente é importante. Sendo assim os políticos usava das necessidades do pobre para obter lucro, no caso as ONG, o empréstimo consignado para compra de alforria, cujo único objetivo era lucrar e não ajudar os que necessitavam de fato, o que acontece até hoje.

O filme nos mostra que desde as primeiras cenas à semelhanças entre a escravidão do tempo colonial e os dias de hoje. Uma escravidão camuflada que o povo não percebe ou às vezes não quer enxergar devido às circunstâncias do meio onde vive ou trabalha. O filme mostra de forma clara a relação do passado e do presente dos mais necessitados aos que obtém poder, uma vez que com decorrência da falta de melhor oportunidade de vida as pessoas mais pobres são obrigadas a passar por exploração de trabalho enquanto outros obtêm lucro com isso.

A sociedade democrática meio que aprisiona o povo numa democracia lúdica e não se dá conta do que está por trás de lindos discursos, exemplo disto é a solidariedade que antes era um gesto de humanidade hoje virou um produto de visibilidade. O filme nos leva a perceber e refletir a semelhança entre os dois períodos colocados. As diversas situações de exclusões sociais, miséria e opressão que acontece no filme nos impressionam, o engraçado e que vivenciamos tudo isso no dia a dia naturalmente.

No filme, as contradições existentes em uma sociedade datada de há quase dois séculos são reencenadas no Brasil do século XXI, numa tentativa de mostrar a continuidade da submissão através da permanência de outras escravidões no cenário nacional. A primeira ação dos realizadores para conseguir tal paralelo foi transpor as personagens do conto de Machado para exemplos atuais de uma metrópole como São Paulo, com a conservação, de modo geral, das características das personagens.

A sociedade precisa refletir sobre como pensa, age, e tudo mais que tenha a ver como social, pois, a responsabilidade de um Brasil descente e igual é de cada um de nós. O Brasil não precisa ser um país socialista para ser um país justo, ele precisa de educação de berço, se o indivíduo quer ser rico tem que suar a sua camisa e não suar a de muitos brasileiros que não tem estudo.

Quanto vale ou é por quilo?

Trabalho realizado na disciplina, Sociologia das Organizações pelo docente Jeferson Alves, para obtenção de nota parcial.

ITAITUBA – PA

2014

SOCIEDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com