TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Acadêmico Baseado No Filme Quanto Vale Ou é Por Quilo

Casos: Ensaio Acadêmico Baseado No Filme Quanto Vale Ou é Por Quilo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  2.849 Visualizações

Página 1 de 4

Este ensaio acadêmico está fundamentado no filme “Quanto Vale ou é Por Quilo” de Sergio Bianchi, foi inspirado no conto de Machado de Assis “Pai Contra Mãe” publicado no livro Relíquias da Casa Velha (1906). O conto foi escrito cerca de dez anos posteriores à abolição no Brasil. Tem como foco a desigualdade social e o preconceito que desde a época da escravidão até a atualidade vêm fazendo separação entre as pessoas de acordo com suas posses e etnia, também será mencionado o desvio do dinheiro público através de estratégias sociais como mostrado no filme e principalmente a falta de segurança dos indivíduos que lutam pelos direitos humanos.

Tanto o conto quanto o filme mostram que as condições materiais de existência são exteriores. As classes empobrecidas são destituídas dos direitos humanos, os mais fundamentais como moradia e alimentação. Vivem em miséria gritante. As condições os levaram à praticar atrocidades para conseguirem sobreviver e “alimentarem seus filhos”. Temos dois grandes exemplos em épocas diferentes: O Conto mostra ocorrido com Cândido Neves e a escrava Arminda onde para poder ter condições de ficar com o filho o capitão do mato não se importou com o que aconteceria a escrava fugitiva e a capturou mesmo estando grávida sabendo que a criança não sobreviveria, ignorou as suplicas da escrava e ainda abençoou o momento em que ela fugiu. O Filme mostra o episódio em que o matador de aluguel também Cândido Neves assassinou dois jovens para ganhar dinheiro a fim de conseguir sustentar sua família e logo após também matou uma jovem com o nome de Arminda que também estava grávida. Em séculos diferentes os problemas sociais são os mesmos só que em um cenários modernos. Não digo que a pobreza leva as pessoas a serem delinquentes, pois analisando criticamente ao filme vemos que o matador de aluguel foi mandado por uma pessoa influente na sociedade que também praticava crimes só que de uma forma mais elaborada e estratégica. De acordo com o promotor de justiça André Luiz Melo a pobreza não é a principal influência para a criminalidade,

A desigualdade social não é a causadora do crime em si, mas o fato é que pessoas mais carentes, ou com pouco estudo, tendem a cometer crimes menos complexos como o roubo e furto, além de pequenos tráficos. Enquanto pessoas mais estudadas e com maiores recursos tendem a cometer delitos mais elaborados como o estelionato, crimes tributários, desvios de recursos e crimes de colarinho branco, os quais são mais difíceis de provar (Melo; Luiz, abr. 2011,)

O preconceito e as diferenças sociais existem desde a antiguidade, as pessoas não são tratadas igualmente e sim separadas por sua cor e por sua origem no filme “Quanto Vale ou é Por Quilo” apresenta indivíduos que ganham muito dinheiro e mostra também alguns que não têm nada e ainda são explorados e roubados, mas sempre foi assim, no filme da vida real muitos lutaram por um mundo mais justo e até perderam a vida ou foram presos como Martin Luther King que Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo e no final foi assassinado e Nelson Mandela que lutou contra o apartheid que significava "vida separada", era o regime em que os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais. Por isso passou 26 anos preso mas no final conseguiu sua liberdade e venceu o apartheid, mas o preconceito não deixou de existir e por mais que o povo lute nunca vai acabar.

O desvio de verba está bem nítido, Marco Aurélio Silveira e seu assistente Ricardo Pedrosa usam programas sociais como a implantação de informática na periferia para roubarem o dinheiro público sem que seja notado e o pior é que eliminam qualquer pessoa que atravessa os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com