TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Do RSMA

Dissertações: Questionario Do RSMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 12

1 - Qual é o impacto da internet sobre as organizações e processos de gerenciamento?

Existem vários impactos nas organizações com a evolução tecnológica, o crescimento acesso as informações aumentaram a percepção das pessoas para fatores que influenciam o desenvolvimento organizacional, com a popularização do uso da internet as empresas encontraram um meio de comunicação com os públicos externos, agilizando a propagação de suas diretrizes estratégicas.

Esse fato trás à tona a discussão dos principais desafios gerenciais advindos da utilização da internet pelas empresas e seus conseqüentes impactos nos comportamento estratégicos das organizações. Sendo eles: e-business, Canal de marketing, avanço tecnológico nas ferramentas de trabalho, recursos humanos e a tecnologia de informação (internet) que é um canal de comunicação essencial ao processo estratégico empresarial no momento em que a rede mundial se torna um elemento irreversível nos negócios, adotando esse canal como meio de implementação e controle estratégico.

2 - Como a cadeia de valor e o modelo de forças competitivas mudaram em conseqüência da internet e da emergência das empresas digitais?

Com a internet em jogo, aumentaram as forças competitivas e a rivalidade se tornou muito mais intensa. Ficou mais fácil para as rivais desencadear uma guerra de preços, e para os novos concorrentes entrarem no mercado. A internet aumenta o poder de barganha dos clientes, que podem rapidamente encontrar na web o fornecedor de custo mais baixo.

3 - Os sistemas de informação melhoram a produtividade das empresas? Justifique sua resposta.

Sim, eles aceleram os processos de desenvolvimento, controle e distribuição porém aumentam a competitividade industrial.

4 - Que papel os sistemas de informação desempenham no sucesso ou fracasso de fusões e aquisições?

Os Sistemas de informação podem ser utilizados para estabelecer novos vínculos empresariais com fornecedores, clientes e consultores ou até concorrentes. Esses elos podem incluir fusões, aquisições ou “empresas virtuais”, com o objetivo de adquirir vantagem competitiva. Seguem alguns exemplos de como as empresas podem utilizar estrategicamente os sistemas de informação para obterem vantagem competitiva:

 Pela formação de novas relações valiosas com os clientes e fornecedores. Isto pode ser realizado:

 Impedindo que clientes e fornecedores abandonem uma empresa em favor de suas concorrentes.

 Oferecendo melhor qualidade de atendimento aos clientes, o que permite que as empresas se diferenciem de suas concorrentes.

 Desenvolver sistemas de informação de empresas interligadas utilizando a Internet e a extranet para suportar relacionamentos estratégicos com os clientes, fornecedores e empresas terceirizadas.

5 - Quais são as causas mais importantes do fracasso ou do sucesso de implementação de sistemas de informação?

O sucesso ou fracasso de qualquer SI está mais ligado à qualidade de sua integração ao ambiente social do que perfeição técnica da TI utilizada, segundo estudos realizados foram reconhecidos quatro constructos que parecem influenciar no sucesso de sistemas de informação, que são: complexidade, participação do usuário, apoio da direção e equipe de desenvolvimento.

O estágio de desenvolvimento do SI é caracterizado não somente pela tecnologia utilizada, mas principalmente pelos métodos de trabalho decorrentes do emprego dessa tecnologia. É preciso ter presente que a um dado estágio tecnológico corresponde sempre a um ambiente cultural. A simples implantação de novas tecnologias, sem a correspondente transformação do comportamento, tendo ao insucesso da inovação.

6 - O profissional de SI tem acesso a diversos tipos de informações de sua empresa e parceiros. Com relação à ética, qual deve ser o seu comportamento frente a essas informações?

Os principais comportamentos do profissional de SI são:

 Entender os riscos morais da nova tecnologia. Mudanças tecnológicas rápidas significam que as escolhas que os indivíduos enfrentam também mudam rapidamente, bem como o equilíbrio de risco e recompensa e as probabilidades de apreensão de atos errados também. A cópia de software emergiu como uma nova questão ética precisamente por isso, além de outras questões. Nesse ambiente, será importante para a gerência conduzir uma análise do impacto ético e social das novas tecnologias. Nem sempre haverá respostas corretas sobre como se comportar, mas no julgamento gerencial devem ser levados em conta os riscos morais da nova tecnologia.

 Estabelecer políticas éticas comuns que incluam questões de sistemas de informação. Os gerentes são responsáveis por desenvolver políticas éticas comuns e por executá-las e explicá-las aos empregados. Historicamente, a área de sistemas de informação é a última a ser consultada, e muito mais atenção tem sido dispensada à integridade financeira e às políticas de pessoal. Contudo, a empresa deve ter uma política de ética na área dos sistemas de informação abrangendo assuntos tais como: privacidade, propriedade, responsabilidade, qualidade de sistema e qualidade de vida. O desafio será como instruir os gerentes fora da área de sistemas sobre a necessidade dessas políticas, e como formar a sua mão-de-obra.

 Pirataria de softwares – que desafia as proteções tradicionais dos diretos de propriedade intelectual;

 Instituição de direitos de informação, inclusive o direito à privacidade;

 O estabelecimento de responsabilidade para as conseqüências dos sistemas de informação;

 A fixação de padrões para garantir a qualidade do sistema que protege a segurança do indivíduo e da sociedade;

 A preservação de valores e instituições consideradas essenciais à qualidade de vida numa sociedade de informação.

7 - O que são sistemas integrados? Como mudam o modo como as organizações trabalham?

São sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema integrado propicia a uma corporação, está a maior confiabilidade dos dados, agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com