TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionarios Fundamentos Da Administração

Trabalho Escolar: Questionarios Fundamentos Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 6

III - Telelatina

1 – Quais os principais problemas deste caso, no que diz respeito ao processo administrativo? Avalie a qualidade dos processos de planejamento, organização, execução e controle da mudança que a Telelatina fez.

O principal problema foi na execução. Os “novatos” da Telelatina não observaram um “paradigma clássico da administração” que é direção versus coordenação. Coordenação pressupõem a participação e envolvimento de outros funcionários nas estratégias da execução, mas os tais “novatos” optaram pela visão clássica do processo administrativo, isto é, administrar é sinônimo de dirigir. Assim a mudança foi boicotada.

Esta falha na execução comprometeu todo o bom trabalho realizado nas fases de planejamento e organização.

2 – Qual sua sugestão para resolver o problema agora? Esboce um plano, com objetivos e formas de controle, organização da equipe e etapas da execução.

A sugestão é cancelar a implantação e rediscutir as mudanças. A discussão das mudanças também deve envolver os funcionários antigos, para que exista um maior comprometimento destes e que os mesmos não as enxerguem apenas como uma iniciativa dos novatos.

3 – Você conhece casos parecidos, em que tenha havido problemas por causa de falhas no processo de planejar, organizar, executar e controlar? Qual o desfecho? Escolha um caso para relatar a seus colegas.

No Metrô de Superfície de Campinas (SP) ocorreram falhas de planejamento. A falha mais gritante era a localização da estação terminal (antiga estação ferroviária), muito longe do centro comercial de Campinas, o que ocasionou uma subutilização deste meio de transporte posteriormente extinto, apesar de em determinada época as tarifas serem gratuitas.

4 – Faça uma síntese, com base em sua experiência e neste estudo de caso, sobre “os fatores críticos de sucesso no processo de administração”.

Um planejamento mal feito tem boas chances de fazer um projeto fracassar; um bom planejamento pode ser destruído por uma má organização; erros na execução também destroem um projeto bem planejado e organizado. Então, existem vários fatores podem contribuir para o fracasso e o sucesso de um projeto.

Como vimos, o Metrô de Campinas fracassou devido a problemas de planejamento.

IV - Criatividade versus regulamentação na 3M

1- De que forma a inovação encaixava-se nos planos do novo presidente para a empresa?

McNerney sabia que a tradicional energia criativa era necessária e procurou manter esse espírito, mas a alta administração passou a determinar onde verbas com pesquisa e desenvolvimento seriam gastas e estabeleceu padrões uniformes de desempenho para toda a 3M, acabando com a liberdade de chefes de unidades de negócios.

2 – Em sua opinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar à 3M? Qual modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado para o tipo de ambiente em que a 3M atua?

Encontrou o modelo de organização de tipo orgânico onde “a natureza cooperativa do conhecimento é enfatizada” e existia “contínua redefinição de tarefas”. McNerney procurou implantar o modelo de tipo mecanicista onde “a hierarquia de controle é bem definida” e “a responsabilidade pela coordenação, (...), pertence exclusivamente à alta administração. Quando uma crise financeira se converte em queda nas vendas e faturamento é necessário reorganizar a empresa para reduzir custos e recuperar sua saúde financeira, normalmente isso acontece trocando um modelo que não está funcionando por outro. Então, a mudança para tipo mecanicista foi adequado.

3 – Gastar o dinheiro dedicado à inovação “nem sempre com sabedoria” pode ser o resultado de algum tipo de disfunção organizacional? Identifique a disfunção, se for o caso, ou indique outra possibilidade.

Pode ser o resultado de alguma disfunção, mas não está clara qual. O texto diz “contratar cientistas de primeira linha, fornecer a cada um deles uma grande verba e dar-lhes tempo para fazerem o que quisessem”, logo pode ser exemplo de particularismo (defender interesses de grupos externos, por motivos de convicção, amizade ou interesse material; “panelinhas com colegas de escola”) ou satisfação de interesses pessoais (contratar parentes, fazer negócios com empresas da família).

4 - Se você trabalhasse na área de inovação da 3M, como reagiria à política do novo presidente? Faça um resumo das opiniões de seus colegas de grupo.

Não gostaria. Porque iria contra a tradição da empresa em prestigiar pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, além do que a 3M continuava lucrativa e não havia necessidade de uma reestruturação de tal nível.

5 – Se você trabalhasse em uma área como finanças, recursos humanos, produção ou tecnologia da informação da 3M, como reagiria à política do novo presidente? Faça um resumo das opiniões de seus colegas de grupo.

Finanças gostaria porque haveria redução de gastos; Recursos Humanos não gostaria porque, além de mudanças nas diretrizes da empresa, haveria corte de pessoal; Produção gostaria porque toda a reestruturação da empresa, apesar do corte de pessoal, visava aumentar a produtividade; Tecnologia da Informação gostaria com restrições porque, apesar do controle mais rigoroso, as verbas para pesquisas estariam asseguradas.

6 – Você preferia trabalhar na área de inovação da 3M ou em outra área? Justifique sua resposta.

Trabalhar na Inovação é bastante atraente porque pode absorver profissionais de diferentes áreas de formação e sempre é um desafio participar de pesquisas que vão criar novos produtos.

7 – Em resumo, qual o impacto previsível dos planos do novo presidente sobre a capacidade de inovação da empresa?

Os gastos serão reduzidos e direcionados para determinadas pesquisas. Diminuirá o número de lançamentos de novos produtos, mas ocorrerá menos desperdício de verba.

V - Seleção de um executivo

1- Se você fosse candidato, qual seria sua resposta?

Um bom administrador deve retomar as técnicas de Fayol, Ford e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com