TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário AV1

Artigo: Questionário AV1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DO ES - CAMPUS VITÓRIA

Curso de Administração

Disciplina de Macroeconomia – 2013/1

Professor: Marcos Renato Lorenção

QUESTIONÁRIO PARA A AV1: Texto 1 (Vasconcellos & Garcia – Cap. 10: Determinação da Renda e do Produto Nacional – O Mercado de Bens e Serviços – págs. 151 a 164).

1. Quais são as hipóteses do modelo macroeconômico básico? Defina oferta agregada e demanda agregada de bens e serviços.

Nível geral de preços constante, curto prazo, oferta agregada potencial fixada a curto prazo, princípio da demanda efetiva. Oferta agregada de bens e serviços é o valor total da produção de bens e serviços á disposição da coletividade num dado período. A demanda agregada ou procura agregada de bens e serviços é a soma dos gastos planejados dos quatros agentes macroeconômicos: com bens despesas das famílias bens de consumo (C), gastos das empresas com investimentos (I), gastos do governo (G), e despesas líquidas do setor externo (X - M).

DA= C+I+G+(X – M).

2. Quando ocorre a renda de pleno emprego?

Renda de pleno emprego ocorre quando todos os recursos produtivos disponíveis estão empregados e a economia está produzindo com plena capacidade.

3. Qual é o objetivo da política econômica no modelo keynesiano?

O objetivo da política, no modelo keynesiano, é encontrar o equilíbrio a pleno emprego, ou seja, fazer o equilíbrio entre oferta e demanda agregadas coincidir com a renda ou produto de pleno emprego.

4. De que depende o formato da curva de oferta agregada?

O formato da curva de oferta agregada depende da hipótese sobre o nível produto corrente da economia.

Economia com desemprego de recursos, economia com pleno emprego de recursos, economia com alguns setores em desemprego e outros em pleno emprego.

5. O que influencia o consumo global de um país?

O consumo global de um país é influenciado por uma série de fatores, tais como: renda nacional, estoque de riqueza ou patrimônio, taxa de juros de mercado, disponibilidade de crédito, expectativas sobre a renda futura e rentabilidade das aplicações financeiras.

6. O que vem a ser o conceito de propensão marginal a consumir criado por Keynes?

É a variação esperada no consumo decorrente de uma variação na renda disponível. Ou seja, é a propensão que a coletividade tem ao consumo, dada uma variação na renda.

7. Conceitue a poupança agregada.

A poupança é a parte residual da renda nacional disponível, ou seja, a parcela da renda nacional que não é gasta em bens de consumo.

8. Defina investimento.

É o acréscimo ao estoque de capital que leva ao crescimento da capacidade produtiva (construções, instalações, máquinas, dentre outros). Na teoria macroeconômica, ele pode ser interpretado sob dois ângulos: no curto prazo e longo prazo.

9. Por que o investimento apresenta grande instabilidade, apesar de ser a principal variável para explicar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com