TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Instrumentação

Trabalho Universitário: Questionário De Instrumentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Qual a diferença entre os instrumentos indicadores e transmissores?

R.:Transmissor, instrumento que tem a função de converter sinais do detector em outra forma capaz de ser enviada a distância para um instrumento receptor, normalmente localizado no painel.

Indicador: instrumento que indica o valor e quantidade medida pelo detector.

2 - O primeiro módulo do sistema generalizado de medição é o sensor e/ou transdutor. R.:Explique qual a sua função deste modulo e a diferença entre os mesmos?

Geralmente o sensor está em contato com o processo para detectar o valor variável.

Sensor não é um instrumento, mas é um componente do instrumento.

Transdutor é um elemento que converte o sinal padrão pneumático em sinal eletrônico (P/I) ou vice-versa.

3 - Span e Range tem o mesmo significado? Explique.

R.: Span – erro de largura de faixa (span) ocorre quando a curva de calibração está em inclinação levemente diferente da teórica, e faz a curva se afastar de pouco no inicio e mais no fim da curva, ou seja, o erro é proporcional ao valor medido.

Range: expressa a extensão de faixa que um instrumento pode dentro de uma determinada especificação

4 - Quais os modos que a exatidão de um instrumento é comumente apresentada? Quais as mais empregadas, e em que tipo de aplicação.

R.: Exatidão Especificada é o número que define um limite que os erros não excederão quando um equipamento é usado sob condições de operação especificadas.

Exatidão Medida é o desvio máximo positivo e negativo observado no teste de um equipamento sob condições especificadas e por um procedimento específico.

a) percentagem do valor medido real. A expressão típica é ±1% do valor medido.

b) percentagem do fundo de escala. A expressão típica é ±1% do fundo da escala ou limite superior da escala (URL – upper range limit).

c) percentagem da amplitude de faixa (span). A expressão típica é ±1% amplitude de faixa.

d) percentagem do comprimento da escala. A expressão típica é ±1% oC.

5 – O que são os elementos primários de controle?

R.: Eles são responsáveis pela medição das grandezas físicas. Portanto, têm por função medir alguma propriedade do sistema e converte-la em um sinal que possa ser utilizado para controle. Normalmente são localizados próximos ao processo, e por isso são chamados “elementos de campo”. São eles: Sensores, transmissores, conversores de sinais, transdutores e amplificadores.

6 – O que são elementos secundários de controle?

R.: esses são dispositivos que possuem a capacidade de receber e tratar o sinal proveniente do elemento primário de controle, portanto têm como função o processamento de sinais. São eles: controladores, comparadores, integradores, derivadores, temporizadores, contadores, relés temporizadores, analisadores, alarmes, indicadores e registradores.

7 – O que são indicadores?

R.: são dispositivos que têm a função de informar ao operador o valor instantâneo ou totalizado da grandeza física controlada ou medida. Podem ser analógicos ou digitais ou ainda analógicos e digitais.

8 – O que são transmissores e transdutores?

R.: são elementos que transformam as medidas dos sensores em sinais padronizados que podem ser transmitidos e interpretados pelo controlador, registrador ou indicador. Os transdutores também podem ser denominados conversores.

9 – o que são registradores?

R.: são dispositivos que têm a função de armazenar as informações medidas pelos sensores para analise posterior. O registro das informações podem ser analógicas ou digitais, através de amostragens numéricas de gráficos.

10 – o que é malha de controle?

R.: ela estabelece a forma como o sistema de controle irá funcionar servindo inclusive como ferramenta de analise, projeto, operação e supervisão do sistema de controle. Basicamente, há dois tipos de malhas de controle, malha aberta ou fechada.

11 – o que o sistema de controle de malha aberta?

R.: neste tipo de sistema de controle, a medida de correção da grandeza física controlada não depende de seus valores instantâneos. Portanto, não há meios para comparações entre o sinal de entrada e o sinal de saída desse tipo de sistema de controle. ENTRADA-CONTROLADOR-PLANTA OU PROCESSO-SAÍDA.

12 - Característica de sistema de malha aberta:

• Geralmente, não há instrumentos de medida ou de comparação das grandezas físicas envolvidas;

• Isso faz com que as operações dependam da experiência e da estimativa humana ou mesmo de um sistema de temporização.

• Há insegurança nas operações, pois não há precisão nem certeza quanto aos valores das grandezas físicas envolvidas.

• Pode-se substituir o operador por um circuito eletrônico de temporização para comandar a abertura e fechamento da válvula de entrada, neste caso, o sistema de controle passa a operar de forma automática, porém em malha aberta.

13 – exemplos de malha aberta utilizando temporizadores para

comandar suas operações:

R.: maquina de lavar, torradeira, forno micro-ondas, relógio despertador e outros.

14 – o que é sistema de controle em malha fechada?

Nesse tipo de sistema de controle, há medida de correção da grandeza física controlada depende de seus valores instantâneos. Logo, os valores de saída do sistema atuam de forma direta na ação de controle. Um sistema de controle em malha fechada sempre apesenta medições de seus valores de saída e realiza comparações destes com seu valor entrada (valor desejado ou de referencia ou Set-point). Com o objetivo de reduzir o erro e manter o valor da saída do sistema próximo ou igual ao valor desejado.

O operador foi substituído por um controlador eletrônico;

A válvula de entrada manual foi substituída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com