TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Introdução Administração 1

Trabalho Escolar: Questionário Introdução Administração 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO DE INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO I

PROVA COLEGIADA

1. DISCUTA A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS INFORMAIS PARA A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.

Enquanto os clássicos se preocupavam com os aspectos formais da organização, os autores humanistas se concentravam nos aspectos informais da organização (Ex: Grupos informais, comportamento social, crenças, atitudes e expectativa, motivação etc.). A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa. Com a organização informal os operários se mantêm unidos através de laços de lealdade para atender suas necessidades de segurança, aprovação social e afeto.

2. MAX WEB, UTILIZOU METÓDOS QUALITATIVOS PARA TENTAR ENTENDER OS FENÔMENOS ORGANIZACIONAIS. DIANTE DISTO, EXPLIQUE OS PRINCIPIOS DEFENDIDOS POR ESTE TEÓRICO.

1- Caráter legal das normas: Normas e regulamentos escritos; Constituição para o estado e Estatuto para as empresas; Confere às autoridades poder de coação.

2- Caráter formal das comunicações: Todas as ações e procedimentos são realizados para proporcionar comprovação e documentação adequadas e assegurar interpretação única das comunicações -> Escrita; Comunicações repetitivas -> Rotinas e formulários.

3- Caráter racional e divisão do trabalho: Sistemática divisão do trabalho -> adequada aos objetivos: eficiência da organização; Cargo -> Funções -> Competências -> Responsabilidades. Cada pessoa sabe qual sua capacidade de comando, os limites das tarefas, direito e poder.

4- Impessoalidade nas relações: As pessoas vão e vêm e os cargos e funções permanecem ao longo do tempo.

5- Hierarquia de autoridade: Cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior; Autoridade inerente ao cargo e não ao individuo; A distribuição de autoridade reduz ao mínimo os atritos.

6- Rotinas e procedimentos padronizados: As atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões definidos; Facilitam a avaliação de desempenho de cada participante.

7- Competência técnica e meritocracia: Seleção, transferência, promoção são baseadas em critérios de avaliação válidos para toda organização.

8- Especialização da administração: Separação entre propriedade e administração; Surgimento do profissional especializado em gerir organizações.

9- Profissionalização dos participantes: Especialista; Assalariado; Ocupante de cargo; Nomeado pelo superior; Segue carreira dentro da organização; Não possui a propriedade dos meios de produção; Fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa.

10- Completa previsibilidade do funcionamento: Consequência desejada; Todos devem se comportar de acordo com as normas e regulamentos da organização; Tudo na burocracia é estabelecido para prever antecipadamente todas as ocorrências, rotinizar a execução para que a máxima eficiência da organização do sistema seja alcançada.

3. FALE SOBRE OS COMPONENTES DOS SISTEMAS CITADOS NA TEORIA DOS SISTEMAS.

Entrada, insumo ou input: É a força, impulsionadora da partida do sistema, que fornece informações, energia e materiais a operação dos sistema.

Saída, produto ou output: É o resultado final das operações de um sistema.

Processamento, processo ou transformador: É o mecanismo de conversão de entradas e saídas. Entrada -> Processamento -> Saída.

Ambiente: É o meio em que envolve externamente o sistema.

Retroação - Feedback: É a função que compara como o sistema em relação ao padrão.

4. DISSERTE A CERCA DA PERSPECTIVA CONTINGENCIAL PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL.

A teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da interface com os meios. Diferentes ambientes requerem diferentes estruturas e estratégias. É uma relação “Se, então”. A partir de um determinado ambiente, tem-se determinado comportamento que resulta em uma consequência.

5. EXPLIQUE AS DIFERENÇAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E O MODELO DE TEORIA SISTEMICA.

Administração Científica -> Ênfase na eficiência dos processos produtivos.

Teoria de sistemas -> Ênfase na compreensão de totalidades e relações entre as partes.

6. QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS PARA A GESTÃO ORGANIZACIONAL?

As conclusões da experiência de Hawthorne incluíram novas variáveis no dicionário da Administração: a integração social e o comportamento social dos empregados, necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de sanções não materiais, o estudo dos grupos informais e da chamada organização informal, o despertar para as relações humanas dentro das organizações, a ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas e a importância do conteúdo do cargo para que as pessoas realizem. Enfim, mais atenção para os recursos humanos da organização.

7. DISCUTA SOBRE O MODELO DE PRODUÇÃO DE FORD DO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Entre 1905 e 191, Ford promoveu a grande inovação do século XX: A produção em massa. Ford inovou na organização do trabalho: a produção de maior número de produtos acabados com maior garantia de qualidade e pelo menor custo possível. Utilizou um sistema de concentração vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, além da concentração horizontal através de uma cadeia de distribuição comercial por meio de agências próprias. Ford fez uma das maiores fortunas do mundo graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos e processos de trabalho. A produção em massa tem três aspectos chaves: 1- A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua. 2- O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixa-lo com a iniciativa de ir busca-lo. 3- As operações são analisadas em seus elementos constituintes.

Fontes: Introdução a Teoria Geral da Administração – Chiavenato 2011.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »