TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Platão

Monografias: Questionário Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  2.736 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário: Platão

1. Explique a classificação das formas de governo em Platão.

ategorias : Para Platão, qualquer outra forma de governo existente é má. Platão classifica em quatro as formas reais de governo que são a timocracia, oligarquia, democracia e tirania. A monarquia e a aristocracia fazem parte da forma de governo ideal. Timocracia é a forma de governo real que mais se aproxima da forma ideal. Ela seria uma forma degenerada da aristocracia. A oligarquia é a degeneração da timocracia, e assim sucessivamente com as demais formas reais subseqüentes – Platão afirmava que só existiu formas más de governo e esses são sucedidos por governos piores.

2. Por que o texto afirma que Platão é um conservador?

Pois faz juízos de valor a despeito das formas de governo existentes nas suas formas reais. Ao mesmo tempo, cria uma hierarquia da menos ruim para a mais ruim.

3. Explique o critério pelo qual Platão caracteriza as diferentes formas de governo.

A visão de Platão acerca da realidade dos governos é pessimista na medida que se situa entre o passado e o futuro, ou seja, o passado como forma de governo que um dia foi o melhor e o futuro como possibilidade distante. Platão toma a timocracia (forma de governo situada entre a aristocracia e a oligarquia, assumida por Esparta) como a que mais se aproxima da forma Ideal, e atribuía sua falha e fator de corrupção pó honrar mais os guerreiros que os sábios.

4. Como ocorre a passagem de uma forma de governo para outra?

A passagem, ou decadência, das formas de governo, segundo Platão, ocorrem devido a degeneralização – corrupção – de um príncipe. A corrupção consiste no excesso, como relata Bobbio, “a honra do homem timocrático se corrompe quando se transforma em ambição imoderadae ânsia de poder. A riqueza do homem oligárquico, quando se transforma em avidez, avareza, ostentação despudorada de bens, que leva à inveja e à revolta dos pobres. A liberdade do homem democrático, quando este passa a ser licencioso, acreditando que tudo é permitido, que todas as regras podem ser transgredidas impunemente. O poder do tirano, quando se transforma em puro arbítrio,e violência pela própria violência.”

5. Explique os conceitos ex parte populi e ex parte principis.

6. Explique a concepção orgânica da teoria platônica do estado.

Platão, que se distingue por seu caráter socrático, isto é, preocupações quase exclusivamente antropológicas, éticas gnosiológicas. Os da segunda categoria deste primeiro grupo mostram, já o esboço da teoria das Idéias, por exemplo, o belo em si, as quais, porém, ainda não são concebidos como substância reais e independente, e sim como caráter geral, comum a tudo o que é, bom e belo, como tipo o que nos leva a uma analise fenomenológica de casos concretos. Juntamente com a preocupação de reduzir a virtude e o seu objeto, o bom e o belo ao seu tipo, temos aqui ainda a tendência de sistematizar todas as virtudes entre si (ao contrário do ensinamento socrático, que não era sistemático).

7. Qual é o critério utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com