TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Anatomia

Por:   •  27/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  10.102 Palavras (41 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DP de ED

Aluno: Hector Araújo da Silva                        RA: B850GB3

São Paulo

2017

Exercício 1:

Leia atentamente o texto abaixo, que aborda uma situação escolar real no âmbito da Educação Infantil e responda a questão abaixo:

“Para que as aulas de Educação Física Infantil para alunos de 5 anos sejam adequadamente experienciadas por todos vale considerar os direitos e deveres que cada um possui no processo de aprendizagem. Nesta estratégia o professor não é considerado como o único que aplica as possibilidades de acordo entre professor­aluno durante as aulas, mas juntamente com o grupo de crianças, são elaborados alguns critérios que devem ser respeitados durante as atividades. Um exemplo desta estratégia foi realizada numa escola municipal da cidade de Araraquara em uma aula de Educação Física Infantil, onde a professora tinha como tema principal ‘o movimento de rebater e suas diversas manifestações’. Foi proposto que, nesta aula, cada aluno utilizasse uma raquete plástica e uma bolinha. Na entrega dos materiais, as crianças pediram as cores de sua preferência, mas foram alertadas sobre a falta de cores que atendiam a todas as preferências do grupo. Foi proposto então que os materiais seriam entregues de forma aleatória e em seguida eles tinham a liberdade de trocar de material. Após algumas experimentações dos materiais foram registrados alguns comportamentos das crianças que comprometeram o andamento da aula. A professora relatou esta aula na reunião pedagógica e iniciou um debate com as outras professoras, socializando informações e mostrando a sua vontade de trabalhar melhor e sanar os problemas. Ela organizou uma roda de conversa e levantou as seguintes questões: O que deve ser feito se um colega bate a raquete nas costas do outro? O que deve acontecer com a criança que quebrar a própria raquete batendo-a contra a parede? E se ao invés de utilizar o seu material, pegar o material do colega e jogar para fora da quadra? E se não tentar rebater a bolinha como o professor propôs?  Depois deste debate algumas regras foram são construídas coletivamente entre os professores e, a partir daí, novas regras de disciplina com os alunos foram estabelecidos por todos os professores para todas as aulas que viesses a seguir. Esta estratégia permitiu uma maior organização das aulas, onde cada criança tem sido estimulada a coordenar suascondutas também em função das regras previamente combinadas, contribuindo para que o processo de participação ética e organizada seja estimulado desde a infância”. (REVISTA NOVA ESCOLA, 2006).

Leia as afirmações abaixo (que representam objetivos da educação infantil expostos no RCNEI) e, em seguida, aponte a alternativa que expresse quais das afirmações se fizeram presentes no relato acima.

 

I.        A socialização de informações e discussões subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil;

II.        Tradução da vontade dos sujeitos envolvidos com a educação das crianças, sejam pais, professores, técnicos e funcionários de incorporá­lo no projeto educativo da instituição ao qual estão ligados.

III.        Possibilitar a socialização das crianças por meio de sua inserção nas mais diversificadas práticas educativas, sem discriminação de espécie alguma;

IV.        Estímulo a criança aprender aos poucos a respeitar o próximo, convivendo com a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e respeito;

A        ­ Apenas a afirmação IV reflete pontos expressos no relato acima;

B        ­ Nenhuma das afirmações reflete pontos expressos no relato acima;

C        ­ Apenas as afirmações I, II e III refletem pontos expressos no relato acima;

D        ­ Apenas as afirmações II, III e IV refletem pontos expressos no relato acima;

E        ­ Todas as afirmações refletem pontos expressos no relato acima;

O aluno respondeu e acertou. Alternativa (E)

Comentários:

E ­ Todas as afirmativas refletem pontos expressos do texto, pois nele mostra que o professor tenta fazer com que todos os alunos estejam envolvidos nas atividades, ensinando sobre o respeito ao próximo, sobre adequar as suas vontades ao grupo, respeitando o ponto de vista e direito de todos, para isso ouvindo também a opinião e recebendo ajuda de outros professores e profissionais envolvidos na educação da criança.

Exercício 2:

Analise a afirmativa abaixo, considerando a abordagem do RCNEI e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e faça suas considerações nos comentários:

Em relação à postura do professor na Escola de Educação Infantil, pode­se afirmar que:

“Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com a sua singularidade, ser solidário com as suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.”

A        ­ Essa afirmativa está equivocada, pois cuidar é função dos pais, os professores são pagos para educar.

B        ­ A construção do vinculo não é importante, o professor deve ser neutro no que se refere ao contato com os alunos uma vez que, para que o aprendizado ocorra não é necessário nada mais do que a transmissão do conhecimento.

C        ­ A afirmação não é válida, pois, não é papel da escola cuidar e considerar as singularidades, todos os alunos devem ser considerados iguais.

D        ­ Sim, esta afirmação é verdadeira, pois crianças pequenas necessitam ser cuidadas e respeitadas além de dependerem de um vinculo afetivo para seu melhor desenvolvimento.

E        ­ Essa afirmação é parcialmente verdadeira, exceto pelo fato de valorizar o vínculo afetivo, pois ele não é significativo nesta fase do desenvolvimento.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D ­ O RCNEI defende que também é função da escola cuidar, assim como é função de todo adulto que esteja em contato com a criança, já que ela é um ser bastante vulnerável e dependente da atenção e dos cuidados do adulto para sua sobrevivência.

Exercício 3:

“O atendimento institucional à criança pequena, no Brasil e no mundo, apresenta ao longo de sua história concepções bastante divergentes sobre sua finalidade social. O uso de creches e de programas pré­escolares como estratégia para combater a pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência das crianças foi, durante muitos anos, justificativa para a existência de atendimentos de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez de recursos materiais; precariedade de instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto. Constituir­se em um equipamento só para pobres, principalmente no caso das instituições de educação infantil, financiadas ou mantidas pelo poder público, significou em muitas situações atuar de forma compensatória para sanar as supostas faltas e carências das crianças e de suas famílias”. (RCNEI vol. I)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com