TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre atividades

Exam: Questionário sobre atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Exam  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

AVALIAÇÃO 1

(Atividade Questionário)

1ª QUESTÃO (2,0): Construa um quadro comparativo entre as teorias curriculares (Tradicional, Críticas e Pós-críticas). Neste quadro indique as suas principais características de cada uma delas com relação a:

- concepção de currículo,

- bases epistemológicas,

- ênfases,

- principais teóricos

Concepção de currículo Bases epistemológicas Ênfases Principais teóricos Práticas escolares resultantes

Tradicional .Tem o currículo como programa instrumental regulador. Taylorismo

Fordismo

Princípios

Ensino-aprendizagem voltado para a decoreba por ser tecniscista, burocrático, acritico.

Referencia a fábrica e principio do Fordismo

Os procedimentos e métodos.

Herbet Marcuse

Theodor Adorno

Max Horheimer

Walter Benjamin

O professor cumpre com seu papel de transmiti-lo.

Assembleia de escola onde os alunos tomam éticas.

Indicam seus direitos e deveres

Críticas Currículo como projeto de sociedade.

Tem como instrumento de dominação. Estruturalismo teoria critica

Estudos culturais A ênfase das teorias críticas estava no significado subjetivo dado às experiências pedagógicas e curriculares de cada indivíduo. Isso significava observar. . Desenvolve, por meio de processos de negociação, seus próprios significados sobre o conhecimento. dos pensadores ligados às idéias marxistas não queriam muito essa identificação em virtude do aspecto estritamente subjetivo de sua teoria.. Henry Giroux

Michael Apple

Paulo ReglusNeves

Louis Althusser

Pierre Bourdieu

Jean-Claude Passeron

Paulo Freire As escolas, reproduzem os aspectos necessários para a sociedade. A escola está baseada na cultura dominante.

Pós-críticas O currículo é como projeto de identidade.

O currículo tem como prática de significação. Não representa uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos políticos, estéticos, epistemológicos

É possível analisar as teorias pós-críticas considerando o currículo multiculturalista, que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo.. Michel Foucault

Jean-François Lyotard

São realizados fora da escola, os programas de formação contínua se propõem a "reciclar" o repertório dos discursos dos educadores em "temáticas e metodologias inovadoras" e, deste modo, simplificam a questão da educação para a democracia e os direitos humanos.

2ª QUESTÃO (1,0): Com base nas aulas de nosso módulo, conceitue Currículo Oculto, indique seus principais aspectos e exemplifique uma situação escolar em que ele se explicite. São lei e valores, passou do professor para o aluno, de uma forma contida numa proposta sem estar em uma maneira expressiva os termos precisos.

Currículo oculto é o comportamento, atitudes, valores, orientações, que tem como intenção fazer com que os jovens se ajustem a determinados padrões de comportamento levando ao conformismo, a obediência e ao individualismo. Ou seja, aquilo que não está trabalhado, para a aula e que se faz necessário trabalhar com os alunos. Ensina pela organização do espaço escolar , pela organização do tempo, regras regulamentos e normas.

No dia-dia na sala de aula, além de concluir o planejamento diário, o professor cita exemplos a mais, ou se aprofunda no tema verbalmente, criando uma racionalização forçada além do esperado, do que estavam propostos no plano de aula, sem ter consciência disso.

Como por exemplo: valores, ética, bons costumes, alguns problemas que surgem na classe, no bairro, na cidade, informações pertinentes no momento.

3ª QUESTÃO (1,0): Considerando o currículo escolar e as diferentes formas que as propostas curriculares possuem para organizar o tratar o conhecimento na escola, diferencie e exemplifique Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Multirreferencialidade.

Multidisciplinaridade – É a visão compartilhada, a um elemento que pode ser estudado por disciplinas diferentes ao mesmo tempo, não ocorrerá uma sobreposição dos seus saberes no estudo do elemento analisado. A multidisciplinaridade é também um processo inicial rumo alternativo de pensamento horizontalizado entre as disciplinas. Estado favorável em que uma atividade é realizada através da aplicação coordenada de um conjunto de disciplinas.

Exemplo: Ao analisar uma pintura renascentista, podemos usar dados vindos da História, da Química e da Educação Artística.

Pluridisciplinaridade – É o estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo. É a justa posição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível relativo e formar grupos de modo a fazer aparecer as relações existentes entre eles um tipo de sistema de um só nível e de objetivos múltiplos onde existe colaboração mas não há concerto.

Interdisciplinaridade . É uma forma correta de se superar a fragmentação do saber instituída no currículo formal. Através desta visão ocorrem interações reciprocas entre as disciplinas, ou seja, estudos realizados sobre o mesmo tema em áreas diferentes. A visão interdisciplinar chega á escola em forma de projetos de várias disciplinas, onde os professores de diferentes matérias se encontram para fazerem seus planejamentos em conjunto a partir de um mesmo tema ou programação.

Exemplo : Educação ambiental, pois o conteúdo sobre o meio ambiente foi aplicado dentro de várias matérias em atividades de: Língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com