TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes Urbana

Dissertações: Questoes Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  4.349 Palavras (18 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 18

Curso de Administração

Disciplina de Ciências sócias

Questões urbanas

Rio Branco- AC

2014

Curso de Administração

Disciplina de Ciências sócias

Questões urbanas

Acadêmicos:

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de ciências sócias, do curso de Administração, turno: noite-1, da Universidade Unip ministrado pelo professor (a) Ana Paula.

Rio Branco- AC

2014

RESUMO

A questão urbana e geralmente concebida como um problema social provocado pelo crescimento acelerado e anárquico das cidades nas sociedades capitalistas. A questão habitacional, a questão dos transportes, a questão da poluição, a questão do saneamento, etc. São partes integrantes das questões urbanas.

Trata-se de um problema ou conjunto de problemas sociais específicos criados fora do mundo do trabalho da produção e que, como tal, não e ao capital, mas sim a sociedade no seu todo e, portanto, ao estado que compete resolver.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 05

2 A CIDADE E O MEIO AMBIENTE ........................................................................... 06

2.1 O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA.............................07

2.2 O PROBLEMA POPULACIONAL NO BRASIL....................................... 08

2.3 DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL.................................................................09

3 VIOLÊNCIA..........................................................................................................10

4 TRANSITO ......................................................................................................... .11

5 O PLANEJAMENTO URBANO E OS PROBLEMAS SOCIAIS.................12

6 QUALIDADE DE VIDA ..................................................................................... ..13

7 CONCLUSÃO ..........................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................15

Questões urbanas

1- Introdução:

A cidade é considerada um local privilegiado para análise da mudança social e revela o

custo do desenvolvimento econômico. Como expressão das relações sociais, a cidade expressa às desigualdades, pois o lugar que o indivíduo ocupa nela é dado por sua condição econômica.

A concentração da população pobre em bairros periféricos revela os efeitos devastadores da aglomeração urbana. A organização do espaço da cidade segue a lógica da valorização imobiliária, onde os mais pobres são encaminhados para bairros longínquos onde não há recursos de infraestrutura tais como água, saneamento básico, assistência médica pública e gratuita, educação e outros elementos necessários para a existência de qualidade de vida. A formação da multidão é um fenômeno das áreas urbanas que causa a exposição das necessidades das massas despossuídas.

Atualmente, 80% da população vivem em áreas urbanas. Nos anos 1950, dois terços da população estavam no campo. Em termos de emprego, a mesma dinâmica que expulsou a mão de obra para as cidades, criando as imensas periferias caóticas e miseráveis, hoje reduz a própria base urbana de emprego. Quais são as consequências sociais da concentração da população nas áreas urbanas? A

concentração de pessoas nessas áreas gera efeitos devastadores.

A formação de bairros periféricos destaca a carência de serviços públicos de infraestrutura e colocam em evidência as duas faces do desenvolvimento econômico: a opulência e a miséria. Segundo a ONU, em 2007 a população urbana se igualou à população rural no mundo. O processo de urbanização é visto por especialistas como inevitável e cabe às cidades o preparo para receber a população rural que cada vez mais tende a deixar o campo.

2- A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

A questão da ocupação humana nos espaços naturais vem colocando na ordem do dia o problema da superpopulação do planeta e a dificuldade de abastecimento dessa enorme massa de indivíduos nos próximos anos. A questão populacional está diretamente relacionada à questão ambiental, pois o esgotamento dos recursos naturais ocorre pela necessidade de atendimento de bilhões de pessoas que demandam terras para morar, água potável, energia, etc.

A forma de desenvolvimento que se consolidou com a industrialização no século XVIII são altamente consumidora de recursos naturais. E esse consumo, ao longo dos últimos 200 anos, levou à escassez de inúmeras espécies (vegetais, animais e minerais), apontando para o seu desaparecimento em um futuro próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com