TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões

Pesquisas Acadêmicas: Questões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Questão 1:

Sabe-se que administrar exige habilidades que nem sempre o bom técnico tem. A partir das necessidades, as pessoas buscam desenvolver teorias embasadas em situações e experiências práticas do cotidiano. Um dos grandes desafios da administração é aprender com os erros. As principais lições que se aprendem no mundo da administração vêm pelas experiências que nem sempre deram certo.

Tarefa: Faça um pequeno texto sobre os conhecimentos e técnicas de administração que você tem utilizado na sua experiência profissional e ou pessoal para administrar. Procure discorrer sobre a importância de aplicar técnicas administrativas na gestão pessoal e profissional, com relatos de aprendizado com os erros.

Questão 2:

Marque a alternativa correta:

a) Administrar é uma prática utilizada para criar e desenvolver processos específicos de trabalho e se preocupa apenas com os departamentos, sem visualizar a empresa em sua totalidade.

b) O ato de administrar está inerente em qualquer pessoa, uma vez que não exige conhecimentos específicos, mas sim experiência de vida.

c) Administrar é o processo de tomar decisões, mesmo que estas não estejam diretamente relacionadas com o objetivo da organização.

d) Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

e) Administração é o ato de organizar situações, sem se preocupar com os resultados.

Questão 3:

Entre os teóricos da Administração, Henry Ford teve destaque ao afirmar que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá:

a) Pelo desenvolvimento de novas técnicas avançadas tecnologicamente.

b) Pela forma com que o administrador conduz sua equipe, desenvolvendo competências e habilidades.

c) Pela padronização de produtos, peças a trabalhadores.

d) Pela política de motivação que a empresa aplica aos funcionários, que ao serem valorizados se empenham ao máximo para atingir os melhores resultados.

e) Pelo sistema de controle de produção, com técnicas avançadas de espionagem.

reSpoSTa diSSerTaTiva agoraéaSuavez indique a alTernaTiva CorreTa indique a alTernaTiva CorreTa

15 reSpoSTa diSSerTaTiva agoraéaSuavez

Questão 4:

O profissional da área de administração tem como desafio principal se responsabilizar:

a) Pelo planejamento de toda a estratégia e todo o gerenciamento de uma organização.

b) Pelo controle das ações dos funcionários e colaboradores para que cumpram efetivamente as tarefas que lhes foram designadas.

c) Por cuidar dos custos da organização e não permitir que haja desperdícios na utilização dos recursos financeiros.

d) Por executar o que foi planejado pelo departamento de controladoria.

e) Pela administração de pessoal de uma organização.

Questão 5:

No campo das teorias da administração surgiram escolas importantes que se destacaram e contribuíram positivamente para a sociedade e para as organizações empresariais. Dentre elas, se destaca a escola clássica, que teve como grande contribuição:

a) A administração da complexidade nas organizações, com aumento do campo de visão, enxergando o todo por meio de gerenciamento de projetos de longo prazo.

b) O enfoque sistêmico, com o grande diferencial na forma de administrar os recursos com racionalização e obtenção de lucratividade maximizada.

c) A ação do especialista Max Geringher, que consolidou as teorias da administração.

d) A eficiência na administração dos processos administrativos, sem nenhuma burocracia e apresentação de resultados na altura das necessidades dos clientes internos e externos.

e) A eficiência dos processos produtivos, o combate aos desperdícios, a eficiência na administração do modo burocrático das organizações.

Questão 6:

Ao adquirir uma nova organização, João e José, com formação e experiências diferentes, ficaram em dúvida quanto à forma de administrar. Na visão de João, a empresa deve funcionar com uma diretoria centralizada, já José, tendo experiência de administração não centralizada, entende que o sucesso da organização está na descentralização do poder. Assim, as pessoas têm liberdade para tomar decisões em menor tempo, com diminuição da burocracia. Com base no link disponível em <http://administracaonoar.blogspot.com.br/2008/10/ centralizao-x-descentralizao.html> (acesso indique a alTernaTiva CorreTa indique a alTernaTiva CorreTa

ÍnicioagoraéaSuavez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com