TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões

Por:   •  17/11/2015  •  Bibliografia  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Existe um controle de estoque eficiente na empresa?

Uma gestão eficiente do estoque está intimamente ligada à redução de custos, satisfação dos consumidores e aumento da lucratividade, a estocagem de itens em demasia prejudica o capital de giro da empresa, o que diminui as chances de investimento em outros produtos rentáveis.

Para guardar cada produto no estoque há um custo, o qual deve ser levado em consideração na hora de definir quanto será comprado. Por outro lado, o número de produtos estocados deve atender a demanda dos clientes.

As principais funções do estoque segundo Martins (2006) são:

  • Garantir o abastecimento de materiais à empresa, neutralizando os efeitos de: demora ou atraso no fornecimento de materiais, sazonalidades no suprimento, riscos de dificuldade no fornecimento;
  • Proporcionar economias de escalas: através da compra ou produção em lotes econômicos, pela flexibilidade do processo produtivo, pela rapidez e eficiência no atendimento às necessidades.

A empresa estuda é um comércio de ventiladores e está instalada na cidade de Pontes e Lacerda – MT, seu portfólio possui mais de 300 produtos, ou seja, ventiladores. As vendas são efetuadas apenas para o varejo. A loja analisada conta com estoque de produtos acabados.

A empresa em questão tem um setor exclusivo de estoque, conta um almoxarifado e um setor de expedição. O controle de estoque é realizado por um sistema de informações, o qual fornece inventários para cada marca de produto, como por exemplo, tamanho, cor, ventilador de teto, dentre outros. O estoque é atualizado diariamente.

  1. Qual o método de avaliação do estoque adotado pela empresa?

Os métodos de avaliação de estoque são fundamentais para o processo de controle gerencial, sua utilização é uma necessidade das empresas. Segundo Oliveira (2000) os métodos de avaliação de estoque são necessários para o registro da movimentação dos estoques e também para apuração das mercadorias.

Cada empresa deve avaliar o estoque de acordo com sua atividade operacional, caso não seja avaliado corretamente, irá interferir na demonstração de resultados, em que quanto maior a avaliação do estoque, menor o valor dos custos das mercadorias vendidas.

O método de avaliação escolhido irá afetar o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. O preço de aquisição dos produtos é afetado por diversos fatores como: inflação, custo do transporte, fornecedores, dentre outros, surge então o problema de qual método utilizar para avaliar o estoque.

A empresa analisada usa o método de custo médio, também conhecido como método da média ponderada ou média móvel, a base está na aplicação dos custos médios em lugar dos efetivos. O Fisco aceita tal método que é usando amplamente. Os estoques são avaliados pelo custo de aquisição, o qual é apurado a cada entrada de produtos, ponderado pela quantia adquirida e pelas existentes.

  1. A empresa utiliza os relatórios contábeis para avaliação da empresa?

As organizações devem apresentar suas demonstrações contábeis de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos. Conforme o IBRACON (NPC 27):

"as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com