TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Contemporâneas Sobre Liderança

Casos: Questões Contemporâneas Sobre Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 2

1. Sabemos que as pessoas só seguem e se deixam influenciar por um líder em que tem confiança, e que confiança é uma expectativa positiva de que outra pessoa não vai agir de maneira oportuna – seja por palavras, ações ou decisões. Explique detalhadamente as expressões “expectativa positiva” e “maneira oportunista”.

A expressão “expectativa positiva” assume o conhecimento e a familiaridade entre as partes. É preciso tempo para que a confiança se forme, seja construída e acumulada. A maioria de nós considera muito difícil, se não impossível, confiar em alguém imediatamente, quando não sabemos nada sobre uma pessoa. Em situações extremas, no caso de uma total ignorância sobre a pessoa, podemos apostar nela, mas não confiar.

A “Maneira Oportunista” se refere ao risco e à vulnerabilidade inerentes a qualquer relação de confiança. A vulnerabilidade acontece quando contamos segredos íntimos ou acreditamos nas promessas de alguém. Por sua própria natureza, a confiança leva ao risco do desapontamento ou do abuso.

2. Identifique as cinco dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança.

Integridade, competência, consistência, lealdade e abertura.

3. Comente sobre os tipos de confiança.

Confiança baseada na Intimidação – São as relações mais frágeis. Qualquer violação ou inconsistência pode destruir o relacionamento. Essa forma de confiança se baseia no medo de represálias. Só funciona quando a punição é possível, as conseqüências são claras e a punição é realmente aplicada se a confiança for violada.

Confiança baseada no Conhecimento – A maioria das relações organizacionais tem sua raiz neste tipo de confiança. Ela tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. Temos as informações sobre alguém e podemos prever seu comportamento.

Confiança baseada na Identificação – Baseada na compreensão mútua de intenções e na concordância sobre os desejos e vontades de cada parte. É o nível mais alto de confiança, pois existe uma conexão emocional entre as partes. Essa compreensão mútua se desenvolve até o ponto de uma parte poder agir em nome da outra.

4. Aponte as características dos líderes carismáticos.

Os carismáticos têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto as limitações ambientais como as necessidades de seus liderados e exibem comportamentos fora do comum.

5. Identifique os quatro papéis desempenhados pelos líderes de equipe.

• Elementos de ligação com os componentes externos;

• Solucionadores de problemas;

• Administradores de conflitos e

• Treinadores.

6. Explique o papel do mentor.

O mentor é um funcionário mais antigo que patrocina e apóia um funcionário menos experiente (um protegido). O papel do mentor inclui a instrução, o aconselhamento e o patrocínio.

7. Apresente sugestões de como criar indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com