TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Contabilidae Avançada

Pesquisas Acadêmicas: Questões De Contabilidae Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  1.634 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES DISSERTATIVAS

1 O que você entende por sobras temporárias de capital? Por que tais recursos devem ser adequadamente gerenciados pelos executivos financeiros da empresa? De que maneira a controladoria pode contribuir para esse gerenciamento?

São os excessos de recursos em relação às necessidades das atividades operacionais. Fazer um adequado Planejar de fluxo de caixa onde possa se prever com adequado acerto quando as sobras de caixa ocorrem e fazer as devidas aplicações junto a bancos dependendo do perfil do fluxo de caixa.

2 O que são títulos de crédito e valores mobiliários? Quais são os papéis existentes atualmente no mercado financeiro e de capitais, nos quais as empresas podem investir?

São títulos emitidos por um entes públicos (governo) ou privados (sociedade anônima ou instituição financeira), com características e direitos padronizados (cada título de uma dada emissão tendo o mesmo valor nominal ou a mesma cotação em bolsa, mesmos direitos a dividendos, etc.). Ex.: Títulos Públicos (LC, TDA), ações , Títulos RF.

3 Comente sobre investimentos e aplicações financeiras. Dê exemplos. A empresa onde você trabalha efetua quais tipos de aplicações no mercado financeiro e de capitais?

Investimento: compra de um bem para produção, aquisição de novas empresas.

Aplic. Fin. é a compra de um ativo financeiro, na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro.

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Aplicamos em CDB (Certificado de depósito bancários, fundo de investimentos, operações compromissadas).

4 Quais são os critérios de avaliação de ativos, de acordo com o art. 183 da Lei no 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações)?

a) pelo seu valor de mercado ou valor equivalente, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e

b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito

5 Comente sobre a participação societária em outras empresas. O que irá orientar o contabilista para a correta classificação contábil dessa modalidade de investimento?

é todo investimento permanente em outras sociedades ... e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou empresa. O que norteia e entender como foi feito a operação.

6 Quais são os critérios para a avaliação e contabilização das participações societárias em outras empresas? Comente sobre cada um deles.

Os investimentos relevantes em sociedades coligadas, sobre cuja administração tenha influência ou de que participe com 20% ou mais do capital social, e em sociedades controladas, devem ser avaliados pelo método de equivalência patrimonial.

As participações societárias não enquadradas acima são avaliadas ao custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização de seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente.

7 Comente sobre a provisão para perdas nos investimentos em participações societárias avaliadas pelo método do custo. Dê exemplos de cálculo e efetue o lançamento contábil de constituição da provisão para perdas.

Investimentos Relevantes em Sociedades Coligadas e Controladas serão avaliados pelo preço de custo, corrigido monetariamente e ajustado pelo método da equivalência patrimonial, ou seja com base no patrimônio da coligada ou controlada. Caso ocorram prejuízos nas sociedades investidas, fazer a provisão de perdas pelo método de equivalência patrimonial.

Exemplo da ATPS, porém considera prejuízo no lugar do lucro.

8 No método do custo, como será contabilizada na investidora sua participação nos dividendos distribuídos pelas investidas?

Os lucros ou dividendos distribuídos pela sociedade coligada ou controlada deverão ser registrados pela sociedade investidora como diminuição do valor do patrimônio líquido do investimento e não influenciarão as contas de resultado

9 O que são demonstrações contábeis consolidadas? Quais são as empresas que estão obrigadas pela Comissão de Valores Mobiliários a preparação e publicação das demonstrações contábeis consolidadas?

Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).

10 Quais são os principais ajustes que devem ser efetuados para apuração da demonstração de resultados consolidados?

. Eliminação dos saldos intercompanhias;

. Eliminação dos investimentos em Controladas e Coligadas;

. Eliminação das vendas intercompanhias;

. Eliminação dos lucros nos estoques;

. Eliminação da equivalência patrimonial;

. Eliminação das participações minoritárias.

11 O que são demonstrações contábeis consolidadas? Quais são as empresas que estão obrigadas pela Comissão de Valores Mobiliários a preparação e publicação das demonstrações contábeis consolidadas?

Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s). Empresas obrigadas:

(a) companhias abertas que tiverem mais de 30% de seu patrimônio líquido representado por investimentos em controladas;

(b) e grupos empresariais que se constituírem formalmente em grupos de sociedades.

12 Nos casos de fusão de empresas, como é determinado o patrimônio da nova sociedade?

a.Transmissão patrimonial integral e englobada, com sucessão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com