TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões INFLAÇÃO

Tese: Questões INFLAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

INFLAÇÃO

Perguntas

1- Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos.

R: A inflação é definida como uma elevação generalizada e persistente de preços de uma economia por determinado período de tempo. É a perda do valor do dinheiro na economia.

A inflação de demanda é a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada.

A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.

2- Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação:

R: A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes. Também deve ser destacado o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre investimentos e, consequentemente, no crescimento econômico. Na tentativa de recuperar o saldo comercial, as autoridades lancem mão de desvalorizações cambiais, tornando a moeda nacional mais barata que à moeda estrangeira, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, ao mesmo tempo em que se desestimulam as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais o país não pode prescindir (como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional), tornar-se mais caras, pressionando para cima os custos de produção. Fecha-se um verdadeiro ciclo vicioso, com nova elevação de preços provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preços dos produtos finais.

3- Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes:

a) neoliberal;

R: Durante todo o período de 1964-1973, o diagnóstico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha ortodoxa (hoje chamada de neoliberal), que atribuía ao excesso de demanda, associada ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário. O principal mecanismo de política econômica de combate à inflação para essa corrente estava na redução da demanda agregada, através da redução dos gastos do governo (e consequente redução do tamanho do Estado), de uma política salarial restritiva e do controle da oferta monetária.

b) inercialista;

R: Os pressupostos teóricos eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc. eram firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Dessa forma, todos os aumentos de preços eram captados pelo índice e, automaticamente, eram repassados para todos os demais preços da economia, gerando um processo automático de realimentação da inflação.

c) estruturalista

R: Havia também a chamada corrente estruturalista ou cepalina. Esta supunha que a inflação em países em vias de desenvolvimento é essencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com