TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Unip

Artigo: Questões Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

1- Nos antecedentes da Gestão do Conhecimento, vimos que o conceito de conhecimento e trabalho sofreu modificações ao longo de distintos períodos: durante o período da revolução agrícola, durante as três fases da revolução industrial e durante o período da revolução da informação. Identifique a qual desses períodos correspondem as seguintes características: (1) divisão social vista com naturalidade; (2) trabalho para o bem comum, sem usura; (3) o mestre ensina o trabalho ao aprendiz; (4) status rigidamente definido; (5) trabalho e conhecimento tratados de forma rígida, sem dar lugar à iniciativa. Assinale a alternativa correta:

A) Revolução agricola.

Justificativa

Durante esse período os processos eram mais complexos e as pessoas estavam envolvidas desde o inicio dos processos produtivos.

2- “Informação essencial é aquela que contribui diretamente para com o negócio da organização e circula dentro dela, de forma limpa, ou seja, minimizando ao máximo o ruído e veiculação de informações desnecessárias, sistematizada, construindo uma linguagem entendida por todos e com o mesmo sentido de interpretação e racional com processos de trabalho e sistemas informacionais que reproduzam tal racionalidade.” (CARVALHO, G. M. R. & TAVARES, M. S. Informação & conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001apud BRANDÃO, L. C. A gestão do conhecimento nas empresas do setor industrial da cidade de Sorocaba no estado de São Paulo. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Paulista, São Paulo, 2006, p.43).

Uma informação que reúna as características acima descritas (assinale a alternativa correta):

D) somente pode ser chamada de Informação Essencial.

Justificativa:

Nos dias de hoje a informação é utilizada como trunfo para a conquista de espaço no mercado e quanto mais clara as informações maior as chances de utiliza-las a seu favor criando estratégias que a torne mais competitiva e rentavel.

3- Uma organização baseada em informações apresenta como características:

I. Forças-tarefas substituindo os departamentos tradicionais.

II. Especialistas capazes de transformar dados em informação.

III. Maior número de gerentes para responder aos desafios de comandar e controlar.

IV. Disposição dos empregados para a autodisciplina.

V. Uma estrutura similar à das orquestras sinfônicas

B) Estão corretos somente os tópicos I, II, IV e V.

Justificativa: As caracteristicas apresentadas na opção III não representam necessáriamente uma condição para obtenção de uma empresa baseada em informações, diferentes das demais que são essenciais para o desenvolvimento pleno deste tipo de organização.

A globalização tornou o ambiente empresarial mais competitivo. A inovação é um dos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com