TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Estudo Disciplinares

Por:   •  12/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

Biologia

Questões de Estudo Disciplinares

Santana de Parnaíba

2014

Questões de Estudos Disciplinares (Biologia)

  1. Células eucarióticas são mais complexas quando comparadas com as procarióticas. São dotadas de várias organelas sendo cada uma dela com forma e função distintas. Perguntam-se células secretoras de proteínas e células que realizam processos de fagocitose e se caracterizam, por apresentarem organelas, respectivamente, com:

B- Abundancia de complexo de Golgi e de lisossomos: Complexo de Golgi são vesículas que possui como função destinar as proteínas ao seu lugar determinado pelo núcleo. Os lisossomos contem enzimas digestivas que tem a função de fazer a digestão extracelular e digestão extracelular.

  1. Bactérias são células procarióticas. Dentre as organelas abaixo, qual está presente neste tipo celular?

B- Ribossomos: Organelas são proteínas que contem membrana em uma célula procarionte a única organela presente e o ribossomo

  1. Quais dos seguintes processos celulares incluem todos os outros?

D- Transporte passivo: Transporte passivo inclui a osmose a difusão de uma solução através da membrana e a difusão facilitada, pois não tem gasto de energia a favor do gradiente de concentração. O transporte ativo a gasto de energia e contra uma gradiente de concentração

  1. A figura abaixo é a representação de uma estrutura celular. Indique a alternativa que relacione corretamente a estrutura e sua função.
  1. Membrana citoplasmática/ função: permeabilidade seletiva: Membrana plasmática e constituída por uma bicamada de lipídios com proteínas inseridas podendo ou não ter glicocálices, possui função de permeabilidade seletiva e marcador celular.
  1. Especialistas identificam gene que regula reprogramação de células-tronco adultas da France Presse, em Paris. A partir da reportagem acima, e de seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta um processo que se correlaciona com a palavra sublinhada na reportagem:
  1. Mitose: Mitose e um processo de divisão celular pelo qual uma célula matriz origina duas celas idênticas com características genéticas.

6)    As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. As glândulas podem ser classificadas em endócrinas e exócrinas, existindo ainda glândulas mistas, que possuem uma porção exócrina e outra endócrina. A figura abaixo mostra um esquema comparativo da formação de dois tipos de glândulas.

A- tecido epitelial conjuntivo, glândula exócrina, glândula endócrina e glândula salivar: Glândulas tem origem na fase embrionária a partir de uma superfície epitelial ficam imersas no tecido conjuntivo.

7) O tecido ósseo possui o material extracelular mineralizado, rico em cristais de hidroxiapatita. As células ósseas mergulhadas nesta matriz são os osteócitos, pois, as demais células ósseas, osteoblastos e osteoclastos localizam-se na periferia da matriz óssea. A ossificação intramembranosa ocorre a partir das membranas conjuntivas enquanto a ossificação endocondral se processa utilizando-se de um molde de cartilagem hialina. Desta forma, como explicar o crescimento do osso fêmur, respectivamente, em comprimento e em largura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com