TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quilombolas - Culinaria

Ensaios: Quilombolas - Culinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Os grupos étnicos conhecidos como comunidades remanescentes de quilombos são constituídos pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje.

Espalhadas por todo o Brasil existem cerca de 5.000 Comunidades Quilombolas. Somente na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais) e na sua região metropolitana são 3 comunidades que ainda resistem.

Sua cultura não se reduz às práticas artísticas e religiosas, como a dança da súcia, as festas de santo e as folias de reis. A expressão "cultura quilombola" pode abranger, por exemplo, o saber local, a memória coletiva e o conhecimento geográfico ambiental. No modo de vida, cabe incluir a própria organização social, o parentesco, o espaço vivido por crianças, adolescentes e jovens, experiências de deslocamentos para as cidades, as formas de construção, plantação e colheita, a culinária e o enfrentamento dos problemas como discriminação social e racial.

Na prática, a maioria dessas comunidades permanece à míngua, convivendo com a iminente possibilidade de serem extintas lentamente. A conscientização da população em geral, e o conhecimento acerca da situação destes povos é de extrema importância para que se possa modificar a atual situação dos quilombolas. É por meio da ação cidadã que se conquistam os direitos das minorias num Estado Democrático de Direito, como o nosso.

Culinária

A tradição e a cultura alimentar das comunidades quilombolas tem sido preservadas graças ao repasse dos valores e saberes ancestrais ensinados pelos mais velhos aos mais novos.

A cozinha quilombola é um espaço de sociabilidade localizada geralmente do lado de fora das casas, essa cozinha é um ambiente carregado de valores culturais e sociais. Os fogões são feitos de barro, resultado de trabalho artesanal, e a maioria à lenha. São também fruto de atividades manuais outros objetos e utensílios de cozinha como mesas, cadeiras, pias, colheres de pau, cuscuzeiras, pilão, mão de pilão, recipientes para organizar os alimentos ou para sua conservação, representantes dos valores ancestrais que são transmitidos de geração em geração.

Receitas

BOLO DE POLVILHO

Uma xícara e meia de polvilho

Uma xícara e meia de farinha de milho

3 ovos

Um copo de água morna ou leite

Uma pitada de sal

Modo de preparo: Mexer bem a massa na mesa, cortar a massa na forma que desejar. Fritar ou assar no forno.

FAROFA DE MILHO

Duas xícaras de farinha de milho

Pedaços de queijo

Cebola e coentro

Modo de preparo: Põe um pouco de manteiga na frigideira com os pedaços de queijo, cebola e coentro. Junta a eles a farinha de milho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com