TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Trabalho Escolar: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância do carbono?

O carbono é muito importante, pois as maiorias dos seres vivos possuem carbono em seus corpos, uns exemplos de carbono nos seres humanos são: as proteínas, os carboidratos, as moléculas de hemoglobina, entre outros. O carbono também tem grande importância econômica, uma vez que os principais combustíveis utilizados para produzir energia, possuem átomos de carbono em suas estruturas, como exemplo temos o petróleo que é uma mistura de vários hidrocarbonetos, que são compostos de carbonos.

2) De onde surgem os detergentes?

O detergente mais comum é o sal Dodecil – alquil - benzil-sulfonato de sódio, que se origina através de reação de soda com acido sulfônico (Dodecil – alquil – benzil - sulfônico) O primeiro detergente foi fabricado na Alemanha em 1907, consistia numa mistura de sabão tradicional com perborato de silicato sódicos. Ficou conhecido como PERSIL que são as três primeiras letras dos produtos da mistura.

4) Defina Isótopos, Isóbaros e Isótonos e de 4 exemplos de cada um deles.

Isotopia é o fenômeno segundo o qual átomos de diferentes números de massa constituem o mesmo elemento químico, dizemos que, Isótopos são átomos de um mesmo elemento que apresentam o mesmo número atômico e diferentes números de massa.

Exemplos: o Prótio, o Deutério, o Trítio.

Isobaria é o fenômeno segundo o qual átomos diferentes apresentam o mesmo numero de massa, dizemos que Isóbaros são átomos de elementos distintos que apresentam mesmo número de massa e diferentes números atômicos.

Exemplos:. O Cálcio, o Argônio, o Potássio.

Isotonia é o fenômeno segundo o qual átomos diferentes tem o mesmo número de nêutrons, dizemos que Isótonos são átomos de elementos químicos distintos que apresentam diferentes números atômicos, diferentes números de massa e mesmo número de nêutrons

Exemplos: o Boro e o Carbono

5) Defina transformações químicas e físicas e dê 5 exemplos de cada uma.

Transformações químicas são aquelas que ocorrem quando existe a formação de novas substâncias, isto é, substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais. Exemplos:

*Quando grelhamos um bife

*A fruta que amadurece na fruteira

*O enferrujamento de um ferro

*A fotossíntese realizada pelas plantas

*Um fósforo que arde

Transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias, ou seja, as substâncias continuam sendo as mesmas, poderão apenas estar divididas, ou mudarem de estado físico. Exemplos:

*Um papel que se rasga

*Um vidro que se parte

*A água que ferve, evaporando-se

*Um gelado que derrete

*A mudança de cor do ferro quando aquecido

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »