TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Artigos Científicos: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  1.589 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS – UEGE

6º RELATÓRIO

Volumetria de oxirredução: determinação do teor de ferro em lâmina de barbear

Sete Lagoas – MG, 02 de dezembro de 2011.

Volumetria de oxirredução: determinação do teor de ferro em lâmina de barbear

Trabalho acadêmico apresentado a Centro Universitário de Sete Lagoas Unifemm para aprovação na disciplina Química Analítica, ministrada pelo professor Janime França Gonçalves.

Sete Lagoas – MG, 02 de dezembro de 2011.

1 INTRODUÇÃO

Uma volumetria de oxidação-redução baseia-se em reações em que há transferência total ou parcial de elétrons entre as espécies oxidantes e redutoras. Oxidante é toda a espécie capaz de captar elétrons, e redutor toda a espécie capaz de ceder-los.Uma partícula oxidante pode ser titulada por uma partícula redutora ou vice-versa. O ponto de equivalência destas titulações é alcançado quando o oxidante e o redutor estiverem nas proporções estequiométricas.

As titulações de oxidação-redução requerem, normalmente, um indicador que adquira cores substancialmente distintas na forma oxidada e na forma reduzida. No ponto de equivalência ou na sua vizinhança, ocorre uma mudança distinta na cor do indicador, de tal maneira que o ponto final é perfeitamente identificado.

Para as titulações de oxidação-redução é bastante restrita a gama de indicadores. Em algumas situações, dispensa-se o uso de indicador, já que um dos reagentes apresenta uma mudança de cor suficientemente marcada no ponto de equivalência.

Alguns agentes oxidantes, tais como o dicromato (Cr2O7), encontram-se disponíveis sob a forma de sais puros (e.g. K2Cr2O7). Portanto, a preparação de soluções de concentração rigorosa pode efetuar-se por pesagem direta do reagente. Outros agentes oxidantes, usados em análise volumétrica, são o permanganato de potássio e os sais de cério (IV). Contudo estes reagentes não são substancias primárias e, portanto, as soluções resultantes devem ser conseqüentemente padronizadas.

Um dos métodos utilizados em titulações de oxidação e redução é a Permanganimetria que utiliza soluções de permanganato, que é um forte agente oxidante, para titular soluções de algumas substâncias redutoras, sendo este método utilizado durante 6ª aula prática de química quantitativa. A mais importante técnica permanganimétrica baseia-se na redução do permanganato a Mn2++, em meio ácido.

O permanganato de potássio (KMnO4) não é um reagente-padrão primário e as suas soluções são relativamente instáveis. Para ser utilizado como padrão, o permanganato deve ser padronizado com o reagente-padrão primário oxalato de sódio (Na2C2O4) e essa padronização repetida periodicamente. As soluções de permanganato de potássio possuem coloração violeta intensa. Na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato, não sendo necessário o uso de indicadores.

2 OBJETIVO

Determinar por meio da volumetria de oxirredução utilizando a metodologia de análise, permanganimetria, o teor de ferro presente na lâmina de barbear.

3. MATERIAIS

• Pipeta volumétrica, 10mL;

• Erlenmeyer 125mL;

• Bureta graduada;

• Béquer 50mL;

• Balão volumetrico 100 ;

• Balança analitica;

• Chapa aquecedora;

• Funil;

• Papel de filtro.

4. REAGENTES

• KMnO4, 0,1 mol/L ;

• H2SO4, 3 mol/L ;

• Lâmina de barbear.

5 PARTE EXPERIMENTAL

5.1 Solução de permanganto de potássio (KMnO4) 0,02 mol/L

A solução de KMnO4 (0,02 mol/L) foi preparada e padronizada pela técnica de laboratório do UNIFEMM.

5.2 Dissolução da lâmina de barbear

Primeiramente a lâmina de barbear utilizada na prática foi pesada, 0,2838g, em um béquer de 50mL onde posteriormente foi adicionado 20mL de ácido sulfúrico (H2SO4) 3mol/L, este foi levado para chapa aquecedora onde com o auxílio de aquecimento ocorre a dissolução da lâmina.

O vidro relógio deve ser utilizado durante o aquecimento com intuito de evitar perda de material volátil.

Após total dissolução da lâmina a solução foi colocada em repouso até atingir a temperatura ambiente sendo posteriormente filtrada. A solução obtida com a dissolução da lâmina é filtrada para entro de um balão de 100mL, várias lavagens com água deionizada foram realizadas no béquer para garantir que nenhuma alíquota da amostra ficasse presa neste. Em seguida o volume do balão foi completado com água deionizada e a solução homogeneizada.

5.3 Determinação do teor de ferro

Uma alíquota de 10mL foi retirada da solução obtida após a filtragem e transferida para um erlenmeyer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com