TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Trabalho Universitário: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  2.242 Visualizações

Página 1 de 4

As ligações covalentes geralmente ocorrem entre átomos de ametais ou entre hidrogênio e ametal. Elas ainda podem ser classificadas como covalente comum ou como covalente coordenada (dativa). A ligação coordenada é o “empréstimo” de um par de elétrons. Para que um átomo realize esse tipo de ligação é preciso que ele já esteja estabilizado embora exista exceção em alguns compostos. Ao proceder a montagem de uma molécula o átomo em menor quantidade tem a tendência de ocupar a parte central. Considerando que nos compostos HNO3, SO3 e HClO4 o nitrogênio, enxofre e cloro sejam os átomos centrais, qual o número de ligações covalentes coordenadas estão presentes nessas moléculas?

8

7

5

6 resposta correta

Para se determinar a polaridade de uma molécula, deve-se analisar a polaridade das ligações em conjunto com a geometria da molécula. A molécula do OF2 é polar e a molécula do CO2 é apolar. Isto se deve à(ao):

Grande reatividade do oxigênio em relação ao flúor.

Fato de o oxigênio e o flúor serem gases.

Tamanho dos átomos ligados ao flúor.

Diferença de eletronegatividade entre os átomos nas respectivas moléculas.

Geometria molecular. resposta correta

QUESTÃO 01

O dióxido de carbono (CO2) assim como o O2 é um composto fundamental para a manutenção da vida. Esse gás aquece a terra e ajuda a manter uma faixa de temperatura na Terra garantindo a sobrevivência do ser humano. Sem a presença deste gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando este é inalado em concentração superior a 10 %, pode levar o indivíduo à morte. Este gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a:

4 resposta correta

0

1

2

3

QUESTÃO 01

A capacidade que um átomo tem de atrair elétrons de outro átomo quando os dois formam uma ligação química é denominada eletronegatividade. Está é uma das propriedades químicas consideradas no estudo da polaridade das ligações. Assinale a opção que apresenta corretamente os compostos H2O, H2S e H2Se em ordem crescente de polaridade.

H2Se < H2O < H2S

H2S < H2Se < H2O resposta correta

H2O < H2Se < H2S

H2S < H2O < H2Se

H2Se < H2S < H2O

As geometrias das moléculas de amônia, NH3, fluoreto de boro, BF3, gás carbônico, CO2 e fluoreto de enxofre, SF4, são respectivamente:

Piramidal, trigonal piramidal, linear e octaédrica.

Trigonal plana, trigonal plana, linear e octaédrica. resposta correta

Piramidal, trigonal plana, linear e octaédrica.

Trigonal plana, trigonal plana, angular e octaédrica.

Piramidal, trigonal plana, angular e tetraédrica.

QUESTÃO 01

Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na versão “diet” e outra na versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:

amostra massa (g)

lata com refrigerante comum 331,2

lata com refrigerante “diet” 316,2

Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente:

50 resposta correta

20

1,1

0,050

0,020

QUESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com