TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Trabalho Escolar: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

O teste em chama fundamenta-se na idéia de que os sais, quando sujeitos a elevadas temperaturas, vêem os seus íons metálicos (os cátions) que os constituem passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida. A cor da chama é característica de cada elemento e permite uma primeira identificação. No entanto, essa identificação só fica completa com a análise do espectro dessa chama, com um espectroscópio, comparando o espectro obtido com os espectros de referência.

O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais – Explique?

EXPLIQUE como um átomo emite luz no teste de chama

Pesquisar os comprimentos de onda máximos de emissão para cada um

dos elementos metálicos cujos sais foram utilizados e calcule as suas

energias – EXPRESSE OS RESULTADOS EM TABELA, relacionando, Elemento, comprimento de onda, faixa de cor do visível e energia.

Apresente a tabela de resultados Observados no laboratório (a tabela esta no roteiro de aula pratica).Explique a diferença entre espectro eletromagnético e espectro atômico? O espectro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética que contém as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, os raios X, a radiação gama, os raios violeta e a luz visível ao olho humano. De forma geral, os vários tipos de ondas eletromagnéticas diferem quanto ao comprimento de onda, fato esse que modifica o valor da freqüência, e também da forma com que elas são produzidas e captadas, ou seja, de qual fonte elas originam e quais instrumentos são utilizados para que se possa captá-las. Os Espectros de Emissão Atômicos se baseiam na quantização da energia, consequência imediata da resolução da Equação de Schrödinger. Os elétrons de um determinado átomo, que se encontram num determinado Nível Energético, são elevados a um nível mais alto de energia – Estado Excitado – e retornam ao estado anterior emitindo um fóton correspondente à diferença de Energia de maneira que:

onde h é a Constante de Planck (6,626068 × 10−34 J.s), é a frequência da radiação, c é a velocidade da luz (299792458 m/s) e é o comprimento de onda da radiação. Desta forma, Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioletas, o raio X, até a radiação gama.

Espectro atômico - Espectro de riscas produzido quando átomos emitem radiações.

A primeira evidência experimental significativa sobre espctros atômicos estava contida na descoberta feita por Fraunhofer em 1814, de uma série de linhas escuras no espectro solar (``raias de Fraunhofer'').

Explique o fundamento do teste de chama?

O teste em chama fundamenta-se na idéia de que os sais, quando sujeitos a elevadas temperaturas, vêem os seus íons metálicos (os cátions) que os constituem passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com