TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Casos: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1: O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para recomeçar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a) Fusão. b) Liquefação. c) Evaporação. d) Solidificação. e) Condensação.

Questão 2: Um documentário transmitido pela T.V. mostrou como nativos africanos “purificam” águas retiradas de poças quase secas e “imundas”, para matar a sede. Molhando, nas poças, feixes de gramíneas muito enraizadas e colocando-os em posição vertical, a água escorre limpa. Este procedimento pode ser comparado com o processo de separação chamado de:

A) Ventilação

B) Destilação

C) Catação

D) Filtração

E) Sifonação

Questão 3: Entre as transformações citadas a seguir; aquela que não representa um fenômeno químico é:

a) cozimento de um ovo

b) queima de carvão

c) amadurecimento de uma fruta

d) azedamento do leite

e) formação de orvalho

Questão 4: Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:

1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroimã para a retirada de materiais metálicos.

2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.

3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol.

Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?

A)Separação mecânica, extração, decantação.

B)Separação magnética, combustão, filtração.

C)Separação magnética, extração, filtração.

D)Imantação, combustão, peneiração.

E)Imantação, destilação, filtração.

Questão 5: Sobre o elemento químico oxigênio, é correto afirmar: 01. Encontra-se na natureza sob duas variedades, o oxigênio comum e o ozônio. 02. O oxigênio comum é um dos constituintes da atmosfera terrestre. 04. O ozônio tem fórmula molecular O2. 08. Submetendo-se o oxigênio comum a descargas elétricas, ele pode ser convertido em ozônio. 16. O oxigênio comum é empregado como comburente de reações de combustão. Indique a soma dos itens corretos

A) 31

B) 27

C) 19

D) 11

E) 3

Questão 6: A matéria que nos cerca pode ser classificada pela forma como é constituída. Sendo assim são, respectivamente, exemplos de misturas, substâncias simples, substâncias compostas e elementos químicos:

a) o petróleo, o ouro, o diamante, a água.

b) a cachaça, o gás nitrogênio, o deutério, o sódio.

c) o ar, a areia, o hidróxido do magnésio, o alumínio.

d) a água mineral, o gás oxigênio, o ácido sulfúrico, o gás hélio.

e) o enxofre, o gás carbônico, o ácido clorídrico, a platina.

Questão 7: Nas ciências, a substituição de um modelo por outro decorre da constatação de que novos fatos experimentais não podem ser explicados pelo modelo já conhecido. Quando Rutherford sugeriu o seu modelo atômico, em 1911, buscava justificar

a) a lei das proporções múltiplas de Dalton,

b) a existência de cargas elétricas no átomo.

c) a existência de níveis de energia na eletrosfera.

d) a existência de grandes espaços vazios no átomo

e) a impossibilidade de determinar com exatidão a localização do elétron no átomo.

Questão 8: O hidróxido de sódio, NaOH, é uma substância de ampla utilização industrial, sendo obtida a através da eletrólise em solução aquosa do NaCl, de acordo com a reação abaixo.

2NaCl + 2(H2O) ----> Cl2 + H2 + 2NaOH

Considere as seguintes afirmações, a respeito da quantidade de partículas atômicas presentes em alguma espécies químicas dessa reação.

I - As quantidades de prótons existentes nos átomos de sódio e de cloro presentes no NaCl permanecem inalterados quando esses átomos formam os produtos Cl2 e NaOH.

II - A substância cloro gasoso é constituída por moléculas neutras formadas por átomos de cloro que apresentam 17 elétrons cada um.

III - No íon positivo do elemento sódio, o número de elétrons é maior que o existente em um átomo neutro de sódio. Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e II.

(E) I, II e III.

Questão 9: O raio atômico é uma propriedade periódica fundamental, pois tem implicações diretas sobre outras propriedades periódicas importantes, tais como energias de ionização e eletronegatividade. A figura a seguir ilustra a variação dos raios atômicos para os elementos representativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com