TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Ensaios: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

Propriedade fisico quimica da amoxicilina

Formula Molecular: C16H19N3O5S

Grupo Farmacológico: a amoxicilina faz parte do grupo dos beta-lactâmicos, que inclui a penicilina e todos os seus derivados, sendo o grupo de antibióticos mais utilizado no mundo.

Características Organolépticas: Pó esbranquiçado,

cor de branco a branco amarelado,

odor:característico.

PH: 3,5 a 6,0

Dendidade:

Os valores obtidos para densidade bruta e aparente foram 0,61 g/cm3 e 0,73 g/cm3 (fármaco), respectivamente, já para o excipiente a densidade aparente foi de 0,38 g/cm3. No teste de ângulo de repouso foi encontrado valor de 39,7º para o fármaco, indicando um escoamento tolerável. (WELLS, 2005).

Solubilidade: Pouco solúvel em água, etanol e metanol. Insolúvel em benzeno, hexano, acetato de etila, clorofórmio, éter e acetonitrila. Solúvel em soluções de hidróxidos alcalinos.

Doseamento:

O doseamento da amoxicilina é feito por iodométrico.Deverá conter no mínimo 90,0%,no maximi ,120,0% da quantidade declarada de C16H19N3O5S

Por método iodométrico. Dissolver e diluir padrão e amostra de amoxicilina triidratada em água, até concentração de, aproximadamente, 1,25 mg/ml. Transferir 2 ml da solução padrão para erlenmeyer com tampa esmerilhada e adicionar 2 ml de hidróxido de sódio M. Agitar e deixar em repouso por 15 minutos. Adicionar 2 ml de ácido clorídrico 1,2 Me 10 ml de solução de iodo 0,01 MSV. Deixar em repouso, por 15 minutos, ao abrigo da luz. Titular com solução de tiossulfato de sódio 0,01 SV. Próximo ao ponto final, adicionar 3 gotas de solução de amido SI e prosseguir com a titulação até o desaparecimento da cor azul. Proceder ao mesmo ensaio com a solução amostra. Realizar prova em branco, da amostra e do padrão, por meio da titulação de 2 ml de ambas

soluções, adicionadas de 10 ml de iodo 0,01 MSV e 0,1 ml de ácido clorídrico M. Próximo ao ponto final, adicionar 3 gotas de solução de

amido SI e prosseguir com a titulação até o desaparecimento da cor azul. Titular com tiossulfato de sódio 0,01 MSV.

P= (Vba-Va) x (Po-Pp)

-----------------------

(Vbp-Vp) x Pa

Em que:

Vba = volume do titulante gasto na titulação do branco da amostra (ml);

Va = volume de titulante gasto na titulação da amostra (ml);

Vbp = volume de titulante na titulação do branco do padrão (ml);

Vp = volume do titulante do padrão (ml);

Po = potência do padrão (μg/mg);

Pp = peso do padrão (mg);

Pa = peso da amostra (mg).

Ponto de fusão: 220ºC

Ponto de identificação ou processo:

O teste de identificação A pode ser omitido se forem realizados os testes B e C.

A.O espectro de absorção no infravermelho da amostra, dispersa em brometo de potássio, apresenta máximos de absorção somente nos mesmos comprimidos de onda e com as mesmas intensidades relativas daqueles observados no espectro de amoxicilina triidratada SQR, preparado de maneira idêntica.

B.O espectro de absorção no ultravioleta na faixa de 200 a 400 nm, de solução a 0,02% (p/V), em etanol, exibe máximos em 230 nm e em 274 nm, idênticos aos observados em solução similar de amoxicilina triidratada SQR.

C.Proceder conforme descrito em Cromatografia em camada delgada

utilizando sílica-gel G 60, como suporte, e mistura de metanol

, clorofórmio, água e acetona como fase móvel.

Aplicar, separadamente, à placa, 5 μl de cada uma das soluções descritas a seguir, que devem ser usadas, no máximo, 10 minutos após sua preparação:

.Solução (1): solução a 0,4% (p/V) da amostra em ácido clorídrico 0,1 M

. Solução (2): solução a 0,4% (p/V) do padrão em ácido clorídrico 0,1 M.

Desenvolver o cromatograma. Remover a placa, deixar secar ao ar. Nebulizar com ninidrina SR. Aquecer a placa em estufa a 110 ºC por 15

minutos. A mancha principal obtida com a solução (1) corresponde em posição, cor e intensidade àquela obtida com a solução (2).

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »