TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Casos: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

A ligação covalente ocorre nas ligações entre ametais, nesse tipo de ligação ocorre o compartilhamento de elétrons da camada de valência dos átomos. Esse compartilhamento pode ou não está igualmente distribuído, isso ocorre devido a uma propriedade chamada de eletronegatividade. A eletronegatividade é o poder de atração dos elétrons exercido por um átomo que participa de uma ligação, portanto, quanto maior for a eletronegatividade de um átomo maior o seu poder de atrair elétrons para si.

Numa ligação covalente, quando há uma diferença de eletronegatividade entre os átomos ligantes a distribuição dos elétrons é desigual, e a maior parte dos elétrons fica perto do átomo mais eletronegativo. Quando uma molécula possui esse comportamento dizemos que ela é polar, pois elas possuem o momento de dipolo diferente de zero, onde o pólo negativo é onde está o átomo mais eletronegativo, com maior concentração de elétrons, e o pólo positivo é onde está o átomo menos eletronegativo, com menor concentração de elétrons.

No caso de moléculas com vários átomos, a diferença entre moléculas polares e apolares se faz pela observação dos vetores dos momentos de dipolo, se a soma dos vetores dos momentos de dipolo de uma molécula for um vetor de modulo igual a zero, a molécula é apolar, se não, a molécula é polar.

As moléculas polares, por terem pólos, tendem a ser atraídas por objetos carregados eletricamente, dependendo do tamanho do momento de dipolo da molécula, essa atração pode ser grande ou pequena. Essa propriedade das moléculas polares pode ser utilizada para diferenciar as moléculas polares das apolares, e também as moléculas mais polares das menos polares.

3. OBJETIVOS

• Investigar a relação entre a natureza iônica, polar ou apolar de uma substância com sua solubilidade em determinados solventes

• Saber diferenciar moléculas polares e apolares por meio da experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com