TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Aplicada

Artigo: Quimica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 6

UNIPLAN

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

CURSO ENGENHARIA CIVIL

REATIVIDADE DOS METAIS

Águas Claras - DF

2014

REATIVIDADE DOS METAIS

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Civil Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- Uniplan com a finalidade observar reações químicas dos metais.

Profª Orientadora: Manuela Gontijo

Águas Claras - DF

2014

1. Introdução

A reatividade pode ser relacionada com a capacidade de doar elétrons, sua eletropositividade, quanto mais eletropositiva for o metal mais reativo ele é.

A série ou a fila de relatividade também organiza os elementos com sua capacidade de oxidar, quanto mais reativo, maior é a sua capacidade de oxidar-se.

A seguir temos uma apresentação da reação química de oxidação desse metais.

Os metais a esquerda da fila de reatividade são extremamente reativos, à direita pouco reativos e os da meio moderamente reativos.

Dessa maneira os metais extremamente reativos são forte agentes redutores por que tem grande facilidade de oxidar deslocando os metais menos nobre de composto em solução. Note que o hidrogênio foi incluído nessa fila, mesmo sem ser um metal, porque separa os elementos da fila que reagem com ácido e liberam gás hidrogênio (à direita do hidrogênio). Os elementos a esquerda do H, com exceção do Au e Pt. Reagem somente com ácidos oxidantes que possuem aníons que são fortes agentes oxidantes.

Metais à direita do magnésio são tão reativos que reagem diretamente com água fria formando hidróxidos desses metais, como é caso do sódio, já os metais antes do magnésio até o ferro só reagem com água em ebulição ou vapor água. E os metais a esquerda do ferro antes do hidrogênio não reagem com água, e sem com ácido liberando H2 (g).

1.1 Objetivo

O objetivo desse experimento é observar a reatividade dos metais com líquidos iônicos e moleculares.

2. Materiais e Reagentes

8 copos descartáveis;

1 esponja de palha de aço dividido em 4 pedaços;

Papel alumínio;

Água destilada;

Solução de sacarose 1,0 mol/l;

Solução de sulfato de cobre 0,5 mol/l;

Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L;

3. Procedimento Experimental

Pegou-se 8 copos descartáveis de aproximadamente 50ml e etiquetou-se da seguinte maneira: 1A; 1B; 2A; 2B; 3A; 3B; 4A; 4B; colocou-se aproximadamente 25ml de água destilada no copo 1A e 1B, 25ml solução sacarose nos copos 2A; 2B; 25ml de sulfato de cobre nos copos 3A; 3B, e hidróxido de sódio nos copos 4A e 4B. Nos copos 1A, 2A, 3A, 4A, Colocou-se palha de aço e nos copos 1B, 2B, 3B, 4B, colocou-se papel alumínio. Deixou-se descansar por 30 minutos.

4. Resultado e Discussão

Copo 1A – Água destilada com palha de aço: a palha de aço está em recipiente aberto em contato com oxigênio do ar, que reage com o ferro, massa aumenta em relação a palha de aço porque os reagentes dessa reação, além do ferro contido na palha de aço, são a água e o oxigênio que terão suas massas agregados ao produto.

Podemos reconhecer esse fato por meio da equação:

2 Fe¬(s) + 2H2O(l) + O2(g) 2 Fe(OH)2 (aq)

Copo 1B – Água destilada com alumínio: não houve reação nesse sistema;

Copo 2A – Solução sacarose: não houve reação nesse sistema;

Copo 2B – Solução sacarose com alumínio: não houve reação nesse sistema;

Copo 3A – Sulfato de cobre com palha de aço: ao se emerge uma pequena porção de palha de aço em uma solução de sulfato de cobre pode-se observar que ao passar o tempo o sulfato de cobre foi oxidando o ferro deixando assim a solução com coloração azul e após a formação de do sulfato de ferro e cobre elementar alterou-se a coloração da solução passando assim a ficar amarela, onde está reação não poderá se proceder inversamente pois o ferro é mais reativo, sendo assim está reação é uma reação de oxirredução e sua equação balanceada é:

Fe(s) + CuSO4(aq) Fe(SO4)(aq) + Cu(s)

Copo 3B – Sulfato de cobre com alumínio: alumínio metálico com íons cobre, houve reação nesse sistema. Isso aconteceu porque o alumínio é mais reativo que o cobre, tem maior tendência em perder elétrons, logo haverá reação, pois o alumínio possui elétrons para doar. Sua equação é:

Al(s) + CuSO4(aq) Al2(SO4)3(aq) + Cu(s)

Copo 4A – Hidróxido de sódio em palha de aço:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com