TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica aplicada

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio Dávilohn

Rafaela de Paula Souza Nº: 17

A história do Átomo

Guarulhos, 2015

Colégio Dávilohn

Rafaela de Paula Souza Nº: 17

A história do Átomo

Trabalho de Química realizado como complemento da nota do 1º trimestre sobre o assunto A história do Átomo sob a orientação da Profº Marivaldo.

GUARULHOS, 2015

A história do Átomo

Atualmente, o homem conhece uma série de substâncias químicas, com muitas possibilidades de multiplicação e formações de novas combinações orgânicas e inorgânicas.

Portanto, depois do momento que estas substâncias são decompostas em seus menores constituintes, chega-se ao átomo. Este nome foi dado pelo filósofo grego Demócrito (546 - 460 a.C.).

Do que as coisas são feitas? Qual a menor parte da matéria? Estas são as perguntas que todos queremos saber

Características do Átomo

Todos os materiais em nossa volta e até mesmo o nosso corpo é constituído dessas partículas minúsculas. O número atômico Z corresponde a quantidade de prótons que existem em um núcleo de um átomo. Esse número é definido e invariável para cada átomo. Um átomo é conhecido por seu número atômico. Consideramos que agora os seguintes grupos de átomos, sabendo que C simboliza o carbono, Ag simboliza a prata e U, o urânio.

 Elemento químico é o conjunto de átomos que têm o mesmo número atômico (Z). 

As propriedades químicas de um átomo não dependem de seu número de massa (A) mas sim de seu número atômico (Z).

Exemplo: o carbono (C) é constituído pelos átomos cujo número atômico é 6; o elemento químico prata (Ag) é construído pelos átomos cujo número atômico é 47; o elemento químico urânio (U) é constituído pelos átomos cujo número atômico é 92.

É importante notar que todos os átomos que constituem um elemento químico têm as mesmas propriedades.

[pic 1]

Alguns criadores e seus átomos

[pic 2]John Dalton: tinha certeza de que o átomo era uma partícula elementar, a menor que constituía a matéria. Em 1.808, ele apresentou seu modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Dalton, utilizou métodos experimentais, e deu a maior credibilidade ao seu modelo conhecido como “modelo da bola de bilhar.”

[pic 3]J. J. Thomsom: conseguiu determinar a relação entre a carga e a massa do elétron utilizando campos magnéticos. Ele concluiu que os elétrons deveriam ser constituintes, pois observando que a relação massa do elétron era a mesma para algum gás que  colocado na Ampola de Crookes . Com base nas suas conclusões, Thomson pois por terra o modelo do átomo indivisível e apresentou seu modelo, conhecido também como o "modelo de pudim com passas"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com